Todos os alunos do ensino fundamental II participaram da nossa Halloween Virtual Party que foi realizada na semana de 25 a 29 de outubro durante as aulas de inglês com a Profª Elisabete de Paula Santos. O objetivo era compreender o significado do Dia das Bruxas através de atividades que desenvolvam o senso crítico, linguagem oral e, em especial, a criatividade.
“O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas. O nome Halloween surgiu da junção da palavra “Hallow”, que é um termo antigo para santo, e “eve”, que significa véspera. E assim a noite anterior ao Dia de Todos os Santos virou o Halloween.”
É nesta época do ano em que o ar frio e as abóboras vazadas dão uma sensação de mistério. Mas, precisamos pensar além do fator fantasmagórico. Com as aulas online ainda predominante, criamos uma nova experiência virtual para os alunos. Na verdade, este é o momento perfeito para e reduzir o estresse, envolvendo-os em algumas atividades virtuais divertidas de Halloween!
Os alunos compareceram fantasiados com seus personagens favoritos, confira algumas fotos:
Atividades
Just Dance – Foi lançado um desafio aos alunos durante o mês de outubro e eles apresentaram durante nossa festa um challenge de músicas do Halloween. Este foi um grande desafio onde não apenas os alunos mas toda a família pode participar, a diversão foi garantida.
Virtual Haunted House Tour – Fizemos um tour virtual a casas mal assombradas, onde podemos encontrar alguns fatos históricos sobre as regiões visitadas.
Virtual Games – Um bingo virtual com o tema do Halloween causou grande disputa entre os alunos que se empenharam para ser o vencedor.
Horror Story – A hora da história de terror foi um momento de silêncio e grande tensão, mas ao fim todos puderam compartilhar suas opiniões e criamos um debate muito produtivo.
Alguns registros feitos pela Profª Elisabete das turmas durante a Halloween Virtual Party:
Turma 601:
Turma 801:
Turma 802:
Turma 901:
Turma 902:
A avaliação dos alunos foi baseada durante todo o processo, observando interesse e participação durante a elaboração das atividades e finalização das mesmas. os recusos utilizados foram livros virtuais, textos online, vídeos e slides trabalhando vocabulários, músicas e TikTok Challenge.
Por Profª Elisabete de Paula Santos
Saiba mais sobre a Escola JCB
A escola foi fundada em 27 de setembro de 1946 e atende, atualmente, aproximadamente 500 alunos por ano, matriculados entre o primeiro e o nono ano do Ensino Fundamental. São mais de sete décadas mantendo o ensino de qualidade, responsável pela formação escolar e cidadã das milhares de crianças que já passaram pela escola fundada e mantida integralmente pelo Jockey Club Brasileiro. O ensino é gratuito, inclui alimentação, assistência dentária e recebe filhos de funcionários, profissionais do turfe além de estudantes das comunidades que cercam o Jockey, como Rocinha, Vidigal e Parque da Cidade. A EJCB é considerada uma referência no ensino e uma das melhores no Rio de Janeiro. Estudo recente mostra que 70% dos alunos da Escola Jockey chegam à faculdade e se tornam profissionais bem-sucedidos.
Jockey celebra sete décadas da escola modelo gratuita
Clique aqui e confira matéria histórica da inauguração do prédio atual onde funciona a EJCB. A ocasião contou com a presença de chefes de Estado e representantes civis, militares e religiosos marcaram presença na ocasião – Dr. Mário de Azevedo Ribeiro, presidente do Jockey Club Brasileiro à época recebeu o então Presidente da República Café Filho, o Prefeito do Rio de Janeiro Alim Pedro, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom José Távaro e demais convidados da alta sociedade. Os principais jornais da época do evento como Correio da Manhã, Diário da Noite, O Globo, Manchete e Diário Carioca deram destaque para a inauguração do prédio, considerado um padrão para demais escolas e para o governo do Rio de Janeiro.