O Grande Premio Linneo de Paula Machado (G1) – Grande Criterium, para produtos de 3 anos, é a principal atração da ótima reunião do Meeting do Patrono, marcada para domingo, 06 de outubro, no Hipódromo da Gávea.
A excelente jornada terá, ainda, a realização dos GPs João Borges Filho (G2); Rocha Faria (G2); Costa Ferraz (G3) e João José e José Carlos de Figueiredo (G3).
A prova, uma justíssima celebração a um dos personagens mais importantes da história do turfe brasileiro, recebeu cinco inscrições e, apesar do campo com poucos competidores, são produtos bastante promissores e o “Linneo 2024” promete muita emoção em seus 2.000 metros, na pista de grama do Jockey Club Brasileiro.
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos inscritos:
NUDINI (Drosselmeyer e Udini, por Wild Event) – Haras Santa Maria de Araras/ Stud Araré – Henderson Fernandes/ Julio Cezar Sampaio – Um dos concorrentes com duas vitórias no campo e que já atuou no percurso. Potro bastante versátil – em sua estreia venceu a classificatória para a Copa Precocidade e Velocidade da ABCPCC – e fiel, mostrou perfeita adaptação ao percurso e aparece como um dos mais fortes concorrentes.
VALPARAISO (Ay Caramba e Ninny Baby, por Fluke) – Haras Doce Vale – Wesley da Silva Cardoso/ Ildefonso Coelho de Souza – Potro que impressionou em seu recente triunfo (VER FILME ACIMA). Vem mostrando perfeita adaptação à distância em seus trabalhos no Vale do Itajara. Possui raça excelente para os 2.000 metros – sua mãe (neta materna de Know Heights e paterna de Falcon Jet) venceu nos dois quilômetros, na única conquista de sua carreira. Tem alta chance de dar o bicampeonato consecutivo ao Doce Vale na prova (Underpaints venceu em 2023).
SPARCO (Verrazano e Society Girl, por Agnes Gold) – Haras Di Cellius/ Stud Duplo Ouro – Ivaldo Santana (PR)/ Antonio Carlos Silveira (RS) – Derrotou Nudini no Clássico Ghadeer (L. – VER FILME ACIMA), o trial para esta carreira e, assim como o cavalo de Francisco Carnevalle, possui duas vitórias em sua campanha e experiência na distância. Tido em alta conta por seu staff, deve cumprir destacada performance e brigar pelo triunfo.
NAGAYAMA (Setembro Chove e Fatal Attraction, por Roderic O’Connor) – Stud Cheasapeake/ Stud CRDM/ Stud São José dos Bastiões – Jorge Ricardo/ Leonardo José dos Reis – Único animal preparado no “CT Gávea”. Está em franca evolução e confirmando o que seus responsáveis esperam desde sua estreia. Vem de derrota ingrata na Taça de Prata (GP J. Adhemar de Almeida Prado – G1 – VER FILME ACIMA), Contou com a preferência do recordista mundial, Jorge Ricardo, e deve ser o favorito da prova. Nome de realce.
SANG-HWA (Can The Man e Moriko Mori, por Cape Town) – Stud Red Rafa – Leandro Henrique/ Luiz Cláudio Costa (2º Gerente de Luiz Esteves) – Deixou o perdedor recentemente, em grande estilo (VER FILME ACIMA). Sobe aos 2.000 metros com raça para tal – sua mãe é uma irmã materna do G1 winner Quantify -, provavelmente será o “ligeiro do páreo” e, com o campo pequeno, se conseguir folga liderança, pode surpreender os mais cotados.
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli