É de Sutil a glória do Grande Prêmio Diana » Jockey Club Brasileiro - Turfe

É de Sutil a glória do Grande Prêmio Diana

A atmosfera indicava um Stud TNT Grande Prêmio Diana (G1) emocionante. Arquibancadas com excelente público, éguas em perfeito estado atlético, pista de grama em ótimas condições e Antonella Baby na raia para seguir o caminho para a sonhada Tríplice Coroa. Todavia, Sutil, do Haras São José da Serra já apareceu no cânter completamente diferente do Henrique Possolo, repinicando, saltitando e mostrando uma forma soberba. Pouco antes da esperada carreira, um temporal caiu sobre a Gávea e a adrenalina subiu ainda mais. Na raia, bastante pesada, Antonella Baby lutou, porém sucumbiu às rivais e Sutil confirmou as expectativas após seu cânter maravilhoso e colocou seu nome na história como a ganhadora da versão 2013 do quase secular Grande Prêmio Diana, o Oaks do turfe carioca.

Debaixo de forte chuva, as 14 competidoras partiram para o mais charmoso e importante páreo para as éguas de 3 anos. Muito veloz, Gazelle Girl, do Stud Capitão, pulou limpa na frente com dois e três corpos para After Road, do Haras Santa Maria de Araras, Justhewayouare (Haras Doce Vale), a ganhadora Sutil (Haras São José da Serra), Azenha e Arizona Gipsy (ambas do Haras Anderson), Vitória Final (Stud TNT), Antonella Baby (Stud Santa Rosa de Lima), High Jinks (Coudelaria Jéssica), Feia Que Dói (Stud Eternamente Rio), Afrancesada (Haras Santa Maria de Araras), Baruta (Stud Rio Dois Irmãos), Energia Escrita (Haras Estrela Energia) e Abidjan (Haras Santa Rita da Serra) vinham depois. Sem grandes alterações no panorama, Gazelle Girl floreava à vontade na frente, seguida por After Road. Sutil, aberta, passava para terceiro com Justhewayouare na mesma toada.

Ao entrarem pela reta final do Stud TNT – GP Diana 2013, Gazelle Girl tinha After Road em seu encalço, mas ainda era a ponteira. Com seu jóquei muito tranquilo, Sutil vinha em terceiro, fácil. Dalto Duarte arrumou uma ótima passagem, tirou Antonella Baby para a linha seis, sete e a candidata à Coroa deu a impressão que poderia participar da luta pelo triunfo. Porém, sua disposição não era a mesma e quando Sutil dominou as situação e começou a abrir vantagem para o espelho, Antonella Baby ficou fora da briga. Abidjan, surgiu como um foguete e, assim como no Possolo, descontou bastante sobre a ponteira, mas o disco chegou antes e a glória coube a Sutil, no 1º G1 de sua campanha e também de seu piloto, o atual campeão da estatística de jóqueis do turfe carioca, o jovem Vagner Borges, que cruzou o disco em pé nos estribos e comemorando bastante. Abidjan colocou mais um segundo em G1 no se turf-record, em atuação muito boa. Vitória Final, Afrancesada e Arizona Gipsy completaram o placar.

Preparada pelo fantástico Dulcino Guignoni, Sutil é uma 3 anos, castanho, filha de Redattore e Sweet Biscuit, por Effeverscing, de criação e propriedade do modelar Haras São José da Serra. Em sua quarta vitória, a terceira de Grupo e a 1ª de G1, Sutil assinalou para os 2.000 metros, em raia de grama encharcada, 2min03s42

por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo