Em estilo de cânter, sem levar um chicotada ou ser exigido por seu piloto, Conclusivo ganhou com extrema facilidade o Clássico Barão e Baronesa Von Leithner (L.). A melhor carreira da programação deste sábado, 16 de março no Hipódromo da Gávea foi disputada em 1.600 metros, pista de grama pesada.
Partida excelente para os seis competidores (Netstream não saiu das cocheiras). Muito ligeiro, Tokay em rápidos galões saiu da linha seis para a linha um. Conclusivo era o segundo, com Fast Feet, Flyboy, Hull Hite e Imperador Voltou na sequência. Acelerando na frente, Tokay abriu boa vantagem sobre Conclusivo no final da reta oposta. Entretanto, na grande curva, Dalto Duarte começou a “tratar dos papéis” e já deixou seu Conclusivo, de galope, aproximar-se do defensor do Stud Yatasto.
Na hora da verdade, sem ser exigido, ao natural, Conclusivo passou com facilidade por Tokay, colou na cerca e começou em ritmo de cânter a aproximar-se do disco. Com Dalto (que venceu as duas provas clássicas do dia) afagando seu pilotado, Conclusivo galopou com tranquilidade até o disco em vitória que demonstrou todo o poderio locomotor do melhor milheiro em atividade no país. Flyboy atropelou pata tomar o segundo, até tentou diminuir a diferença para Conclusivo, mas não obteve sucesso. Imperador Voltou, Fast Feet e Tokay completaram o marcador remunerado.
Preparado no CT Verde e Preto pelo craque Roberto Solanés, Conclusivo é um 5 anos, filho de Neléo e Unorvilena, por Norwegian, criado pela parceira Haras Xará/ Haras Mineral Park e defensor das sedas rubro-negras do Haras Regina, do turfman Sérgio Coutinho Nogueira, presidente da ABCPCC. Em sua 18ª performance, entre Gávea, Tarumã e Cidade Jardim, Conclusivo conquistou seu oitavo triunfo (sete no RJ e um no PR), sendo este o sexto da esfera clássico e todos na milha. O ganhador parou os cronômetros em 1min35s66
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins