Mostrando perfeita adaptação ao percurso de fundo e confirmando a sua boa fase de treinamento, Dubone conquistou em bom estilo a Prova Especial Formastérus, primeira das oito etapas do Torneio de Fundistas. Uma das atrações da jornada deste sábado, 16 de março, no Hipódromo da Gávea, a carreira foi realizada em 2.800 metros, pista de grama pesada.
Na partida, Vinho Branco atrasou-se para a última colocação. Voluntarioso, Jess Owens tomou a ponta. Olympic Leader, o atual campeão da Taça Quati, Victorius Champ, Dubone, Hard Than Rock e Vinho Branco vinham depois. Em ritmo bastante lento, citado inclusive por Marco Aurélio Ribeiro na narração da carreira, Jess Owens galopava “observado” por Olympic Leader, sem mudanças no panorama. No final da reta oposta, Olympic Leader, ajustado por Vagner Borges, começou a “procurar carreira” e aproximar-se do ponteiro. Hard Than Rock, Victorius Champ e Dubone também buscavam melhorar. Olympic Leader no meio da reta grande tomou a frente.
Ao entrarem pela reta final, na hora da verdade, Olympic Leader entrou na ponta e parecia que teria fôlego para resistir aos rivais. Ledo engano, quando Victorius Champ apresentou-se, sem luta passou pelo rival. Porém, o defensor do Stud Quintella & Genovesi nem teve tempo de sentir o gosto da liderança, pois Dubone, muito bem trazido pelo líder Dalto Duarte, surgiu com ótima ação, dominou Victorius Champ e resistiu à tentativa de retorno do adversário até o disco. Olympic Leader finalizou em terceiro. Vinho Branco e Hard Than Rock completaram o marcador.
Preparado no Vale da Boa Esperança pelo líder da estatística clássica Dulcino Guignoni, Dubone é um 4 anos, filho de Nedawi e Igara, por Know Heights, criação do Stud Eternamente Rio e propriedade do Stud Baião. Em sua quinta vitória, a primeira do calendário clássico, em 14 saídas, entre Gávea e Cidade Jardim, Dubone parou os cronômetros em 2min55s92.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins