Aerosol, do Haras Santa Maria de Araras, acaba de conquistar, em forte atropelada, o Stud TNT – GP Estado do Rio de Janeiro (G1) carreira que abriu o caminho para a Tríplice Coroa de produtos da Temporada 2012/2013 no Hipódromo da Gávea. Uma das principais provas da jornada de gala deste domingo, 17 de fevereiro, no Rio de Janeiro, a carreira realizou-se em 1.600 metros, pista de grama leve.
Carreira das mais aguardadas do ano, o GP Estado do Rio de Janeiro (G1) teve boa partida, apesar de Aerosol sobrar para as últimas posições. Muito veloz, Amor Gitano, apesar de largar por fora de todos, já foi logo tomando a dianteira. Vingador Mascarado saiu no encalço do ponteiro. Tokay, Tartan Hall, Holding Glory, Age Beautiful, Martagón, Martim Caçador, Valiente Y Guapo, Vontade de Matar, Arkansas Sand, Episódio Final, Energia Eletrica e o ganhador Aerosol, vinham depois. Sem grandes alterações no panorama, Amor Gitano mostrava o caminho aos rivais, seguido por Vingador Mascarado, esse já bastante exigido. Aerosol começava a ser tirado por fora, buscando melhores colocações.
Ao entrarem pela reta final, Amor Gitano ainda era o ponteiro, porém em ótima passagem pela cerca interna, Tokay surgiu limpinho na segunda colocação e já atacou o ponteiro e tomou a dianteira. Todavia, o defensor do Stud Yatasto mal teve tempo de sentir o gosto da liderança, pois um lote de animais surgiu, “liderados” por Age Beautiful e Tartan Hall que passaram por Tokay e começaram a brigar. Mais aberto, além do meio de raia, surgiu Aerosol, engrenado e com ação avassaladora. Passando um a um dos inimigos e trazido na hora exata por Jean Pieere, que esteve perfeito no dorso do ganhador, Aerosol livrou vantagem para o disco obtendo vitória das mais consistentes. Na luta pela dupla, Arkansas Sand veio tomar o segundo posto de seu companheiro de CT, Age Beautiful, no último pulo. Muito regular, Tartan Hall ficou com a quarta colocação. O favorito Holding Glory não mostrou o mesmo padrão de suas outras apresentações e completou o marcador. Os pilotos de Arkansas Sand e Tartan Hall reclamaram contra o de Aerosol, mas a Comissão de Corridas do JCB confirmou o resulktado de pista.
Treinado por Julio Cezar Sampaio, que assim como Venâncio Nahid, no Possolo, conquistou o bicampeonato da prova, Aerosol é um 3 anos, filho de Public Purse e Niña Sabella, por Jules, de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras. Em sua terceira vitória, a primeira nobre e mais importante de sua campanha, Aerosol parou os cronômetros em 1min32s63, marca sete centésimos melhor que a de Antonella Baby no Possolo, porém sem ameaçar o 1min32s29 de Jet, recorde da distância que data de agosto de 2007.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins