“Desde o ano de 2012, os países que compõem a OSAF foram integrados ao chamado World Thoroughbred Ranking (WTR), o que implica dizer que foi estabelecida uma base de comparação entre os nossos melhores cavalos e os demais cavalos do mundo. Para que essa integração fosse viabilizada, a Federação Internacional de Autoridades Hípicas designou seu consultor internacional, Ciaran Kennelly, um irlandês com mais de 20 anos de experiência como handicapper na Irlanda e em Hong Kong, para coordenar os trabalhos do Comitê de Handicappers da OSAF, formado no início de 2010.
A partir de então, ao menos três vezes ao ano, os handicappers de Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai se reúnem para discutir, utilizando-se da metodologia internacional e na presença do Sr. Kennelly, quais são os melhores cavalos da América do Sul. Essa metodologia é representada pelos ratings.
Para que a comunidade turfística nacional tenha contato direto com o tema, Ciaran Kennelly foi convidado pela ABCPCC para se reunir com as autoridades brasileiras e explicar como funciona a metodologia dos ratings, bem como quais são suas implicações para o futuro da OSAF e, por consequência, do Brasil.
Assim, no dia 20 de março, no período da tarde, na ABCPCC, Ciaran Kennely estará recebendo os comissários de corrida e demais autoridades interessadas no tema, para esclarecer as dúvidas sobre o assunto. Já no dia seguinte, 21/3, no Auditório da Veterinária, no JCSP, haverá uma palestra com tradução simultânea, para todos os profissionais do turfe, proprietários, criadores e turfistas em geral.”
Da Gerência de Turfe (fonte ABCPCC – via site do JCSP)