Mostrando muita valentia, Uni Te resistiu ao tropel de Dash And Play para conquistar a versão 2023 do Grande Prêmio Mariano Procópio (G3). A carreira, reservada para potrancas de 3 anos, disputada em 1.600 metros, grama pesada, uma justa homenagem do JCB a seu primeiro presidente, foi uma das atrações da ótima reunião do domingo, 10 de dezembro de 2023, no Hipódromo da Gávea.
No momento da decisão, nem de perto Orla de Ipanema mostrava o mesmo ímpeto de suas vitórias avassaladoras. Logo procurada por seu piloto, a castanha começou a pular no mesmo lugar, apagando-se por completo. Rota da Seda chegou a assumir a ponta, mas não teve tempo de saborear a liderança. Embalada, Uni Te tomou conta do páreo pelo meio de pista e trouxe Dash And Play na mesma esteira. As duas agarram-se na briga pela liderança e, no espelho, mínima vantagem para Uni Te sobre Dash And Play, revelada apenas pelo photochart. Olympic New York, Gate Two e Robbie fecharam o marcador luminoso.
O piloto de Dash And Play (José Aparecido) reclamou contra o de Uni Te (Wesley da Silva Cardoso), mas a CC do JCB, que chegou a abrir Sindicância na carreira, confirmou o resultado de pista.
Preparada com o capricho habitual, no CT Lost Love, em Friburgo, pelo craque Adelcio Menegolo, Uni Te é uma filha de Verrazano e Mud Pie, por Wild Event, de criação e propriedade do Haras Doce Vale. Uni Te percorreu a milha em 1min38s60.
CURIOSIDADES
– Entre as Tríplices Coroadas do turfe carioca, três não levantaram o Mariano Procópio, Indian Chris, Old Tune e Janelle Monae. Virginie, Be Fair e No Regrets o fizeram, respectivamente, em 1997, 1999 e 2016.
Veja as últimas ganhadoras do Mariano Procópio
2022 – Pra Sempre – H.Fernandes/ L.Esteves/ Stud Eternamente Rio
2021 – La Louviere – C.Farias/ L.Esteves/ Stud Rio Dois Irmãos
2020 – Rita de Cascia – J.Ricardo/ L.Esteves/ Haras Clark Leite
2019 – Mais Que Bonita – H.Fernandes/ L.Esteves/ Stud Eternamente Rio
2018 – Ray Grass – A.Paiva/ I.C.Souza/ Stud Best Friends
2017 – Silence Is Gold – C.Lavor/ J.C.Sampaio/ Stud São Francisco da Serra
2016 – No Regrets – W.S.Cardoso/ V.Nahid/ Haras Doce Vale
2015 – Senhora Olimpia – B.Pinheiro/ M.R.Lopes/ Stud By Winner’s
2014 – Bela Bisca – M.Almeida/ J.L.Aranha/ Stud Angel
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli