Com três prêmios (animal do ano, melhor cavalo mais velho, melhor cavalo de grama), Wise Dan (FOTO), campeão da Breeder’s Cup Mile (G1) e da Shadwell Turf Mile (G1), um Wiseman’s Ferry e Lisa Daniele, por Wolf Power, foi o grande vencedor da noite de ontem em Gulfstream Park quando foram anunciados, e as taças recebidas, os Eclipse Awards 2012.
O melhor potro de dois anos foi Shanghai Bobby (Harlan’s Holiday e Steelin’, por Orientate), ganhador da Breeder’s Cup Juvenile (G1) e do Champagne Stakes (G1). A melhor potranca eleita foi Beholder (Henny LUghes e Lesie’s Lady, por Tricky Creek), primeira da Breeder’s Cup Juvenile Fillies (G1).
I’ll Have Another (Flower Alley e Arch’s Gal, por Arch), ganhador do Kentucky Derby (G1), do Preakness Stcakes (G1) e do Santa Anita Derby (G1) foi o melhor potro de três anos enquanto a defensora das cores da Godolphin, Questing (Hard Spun e Chercheuse, por Seeking The Gold), foi a melhor potranca. Criada pela Darley, venceu o CCA Oaks (G1) e o Alabama Stakes (G1).
Melhor égua de mais idade, a brilhante Royal Delta (Empire Maker e Delta Princess, por A.P. Indy), levantou a Breeder’s C p Ladies’ Classic (G1) e o Beldame Invitational (G1). Ella é a bicampeã da categoria.
A francesa Zagora (Green Tune e Zaneton, por Mtoto), ganhadora da Breeder’s Cup Filly & Mare Turf (G1), ficou com o Eclipse Award de melhor égua de grama.
Entre os sprinters, a melhor fêmea foi Groupie Doll (Bowman’s Band e Deputy Doll, por Silver Deputy), a grande vencedora da Breeder’s Cup Filly & Mare Sprint (G1), do Humana Distaff (G1) e do Vinery Madison (G1). Trinniberg (Teuflesberg e Bella Dorato, por Goldminer’s Gold), que fez sua a Breeder’s Cup Sprint (G1), foi o melhor sprinter macho.
A Godolphin ficou com o Eclipse Award de melhor proprietário e a Darley, com o de melhor criador.
O hospitalizado Ramon Dominguez (que está se recuperando bem de acordo com os médicos e a informação de sua esposa Sharon, e deverá ter, depois do enorme susto, total recuperação) chegou a seu terceiro Eclipse Award consecutivo, enquanto, entre os treinadores, Dale Romans foi o premiado, ganhando pela primeira vez.
A lembrar que Wise Dan no ranking internacional (vide matéria no site) recebeu de rating 129 (58,5), enquanto I’ll Have Another foi o três anos mais bem aquinhoado, com 125/56,5.
Clique aqui para ver a vitória de Wise Dan na Breeder’s Cup Mile, com direito a record
Da Gerência de Turfe