Na segunda-feira, 22 de janeiro, o Jockey Club Brasileiro realiza a 13ª edição da Prova Especial Eulógio Morgado – Taça Profissionais do Turfe. Em 1.300 metros, na pista de areia, a carreira reunirá sete produtos de 3 anos mais idade: Log On (Stud Parati); Monaco di Baviera (Stud Piccolino); Que Bianca (Haras Di Cellius); Landline (Haras do Morro); Landrover (Stud Blue Mountain); Westbrook (Stud Divina Providência); e Roderic Lius (Stud H&R).
Eulógio Morgado foi o treinador do primeiro ganhador do GP Brasil, em 1933, sob a condução de Justiniano Mesquita, o tordilho Mossoró (que levado para a Inglaterra, em seguida, lá se saiu vencedor). O filho de Kitchner e Galathéa, por Péricles, nascido em 1929 era de criação e propriedade de Frederico Lundgren (Haras Maranguape).
Patriarca de uma família quase que inteiramente ligada ao turfe, Eulógio Morgado era casado com Georgina Morgado e teve sete filhos: Paulo Morgado, Cosme Morgado, Damião Morgado, Geraldo Morgado, Jorge Morgado, Roberto Morgado e Dolores Morgado. Seu neto, Roberto Morgado Jr., assim como Carlos Morgado que também o foi, e seus bisnetos Cosme Morgado Neto, Alvaro Castillo e Roberto Morgado Neto atuam como treinadores no Hipódromo da Gávea.
da Redação com Assessoria da Gerência de Turfe – foto: Internet