No sábado, a Prova Especial Nuvem » Jockey Club Brasileiro - Turfe

No sábado, a Prova Especial Nuvem

Neste sábado, será realizada, a 2ª edição da Prova Especial Nuvem, para potrancas de 2 anos, inéditas, em 1.100 metros, pista de areia. Nuvem, que em campanha defendeu as sedas da família Peixoto de Castro, obteve três vitórias no Hipódromo da Gávea. Porém, foi na reprodução que essa filha de King Salmon e Colita, mostrou toda a sua excelência.

No cruzamento com Swallow Tail, a neta materna de Tropero produziu simplesmente, em feito notável: Timão, Zuído e Diese. O tríplice coroado, em 1956, Timão (na foto recebido por seus proprietários e montado pelo chileno Juan Marchant) venceu nove carreiras, seis em Cidade Jardim e três no Hipódromo da Gávea, entre elas o GP Outono, o GP Distrito Federal, o GP Cruzeiro do Sul, o GP Derby Paulista, o GP Manfredo da Costa Junior e o GP Consagração, além de finalizar em segundo no GP São Paulo, de 1957, para Adil quando este conquistou o tricampeonato da grande prova.

Zuído venceu quatro provas, entre elas, repetindo o feito de Timão, o GP Cruzeiro do Sul. Tanto Timão quanto Zuido foram classic sires como atestam os nomes de Abaeté e Ambição (Oaks winner de 1966 na Gávea), no caso do tríplice coroado carioca de 1956, e Haé, Juturna, Ipê e Juca, no tocante ao Derby-winner carioca de 1960. Diese conquistou três triunfos e o mais importante, sem dúvida, o GP Diana de 1963.

Este notável feito (único, a se registrar) é mais do que suficiente para Nuvem ser considerada uma das mais importantes mães do Stud Book Brasileiro. Além disso, o ganhador do GP Brasil (G1), de 1978, então igualando o recorde dos 2.400 metros de Lohengrin e Janus II, Sunset a tem como primeira avó (ou segunda mãe).

por Fernando Lopes com Assessoria da Gerência do Turfe – foto: Livro Jockey Club Brasileiro 130 anos

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo