“Em Zenyatta e Winx, Street Cry, vencedor em 2002 da Copa do Mundo de Dubai, gerou duas das maiores éguas de todos os tempos.”

Street Cry, um Machiavellian e Helen Street, por Troy, foi um cavalo de corrida extraordinário que se destacou no quadro de honra do turfe internacional, em 2002, quando venceu a Copa do Mundo de Dubai e no mesmo ano o Stephen Foster Handicap em Churchill Downs.
No entanto, Street Cry nunca será lembrado por nenhuma dessas vitórias notáveis, mas sim pelas realizações de seus filhos, sendo ele responsável por duas das maiores éguas de todos os tempos a pisar em uma pista de corrida.

Nos Estados Unidos, Street Cry ficou na seção da Darley, em Lexington, Kentucky e foi a peça central da operação de garanhões nos EUA para o Sheik Mohammed, que havia comprado a Jonabell Farm da família Bell em 2001 para servir como sua base de operações na América do Norte.
Ao longo dos anos, Street Cry se juntou a muitos garanhões de alta qualidade na Darley, como Medaglia d’Oro, Bernardini entre muitos outros.Após um intervalo de dois anos, Street Cry retornou em 2009 para temporada na seção Darley em Kelvinside, Aberdeen, Austrália, Durante cinco temporadas na Austrália, cobriu 425 éguas para produzir 319 descendentes.
Street Cry morreu jovem, aos 16 anos, sacrificado na Austrália em 17 de setembro de 2014 como resultado de complicações de um problema neurológico, sendo uma grande perda para as divisões de criação da Darley.

Em resumo, Street Cry deixou inúmeros filhos e netos ganhadores em provas graduadas do cenário do turfe mundial, tais como Street Sense, Strett Boss, New Years Day (pai de Maximum Security), entre muitos outros animais de grande qualidade, mas duas em especial são as mais famosas: Zenyatta (Estados Unidos) e Winx (Austrália), alcançaram o auge no esporte das corridas de cavalos.

Zenyatta, filha de Street Cry e Vertigineux, por Kris S., nasceu em 2004, criada por Maverick Production, e em campanha, tornou-se uma lenda do turfe moderno.
Dona de 19 vitórias em 20 corridas, a tetracampeã do Eclipse Award (uma vez como animal do ano e três no título de melhor égua adulta), Zenyatta foi a primeira e única fêmea até o momento na história a vencer a Breeders’ Cup Classic (gr.I). Com mais outras 13 provas de G1, Zenyatta somou mais de US$ 7 milhões em prêmios.
Zenyatta é mantida na propriedade de Lane’s End, em Versailles, no Kentucky, e espera um produto do espetacular Argentino Candy Ride para meados de maio agora.

Winx, por sua vez, em sua campanha somou 43 saídas e 37 primeiros lugares. Filha de Street Cry e Vegas Showgirl, por Al Akbar, obteve mais de US$ 19 milhões em prêmios, tornando-se o animal mais premiado, em toda a história.
Ao mesmo tempo detém o recorde de vitórias em provas de G1 (25), bem como o recorde de vitórias consecutivas (33), no turfe australiano. Sua última exibição ocorreu no Queen Elizabeth Stakes (gr.I), em abril de 2019 antes de se aposentar das pistas.
A próxima saga de Winx já começou para essa heroína das corridas de cavalos, quando ela passou para a reprodução. Em dezembro de 2019, Winx foi confirmada com produto de I Am Invincible e a expectativa é que dará à luz em outubro próximo. Seus donos, Debbie Kepitis, Peter e Patty Tighe e Richard Treweeke, não deverão vender.
Enfim, Street Cry deixou um grande legado, destaque evidente de seus filhos e netos, com uma parcela de contribuição imensa ao esporte e o mundo espera para ver aonde cada capítulo de sua infinita história vai chegar.
Pesquisa de Sylvio Rondinelli – colaborou o hipólogo Orlando Lima
