Aconteceu – Clássico Ministério da Agricultura (L.) » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Aconteceu – Clássico Ministério da Agricultura (L.)

Invicta no gramado, Estimate deu bela exibição nos 1.300 metros da edição 2023 do Clássico Ministério da Agricultura (L.), tornando-se, na oportunidade, a líder entre as potrancas de 2 anos, do turfe carioca. A carreira, uma das atrações da jornada do domingo, 19 de março de 2023, foi a primeira black-type para as fêmeas da Geração 2020 no Rio de Janeiro.

Mallabille e Reward pularam na dianteira, porém, Estimate logo pegou carreira e assumiu o comando da situação. Reward, Mallabille, a favorita Resultante, e Lê Petite Polá eram as próximas. 

Na reta, sempre muito bem levada por Wilkley Xavier, Estimate não deu chance às rivais e cruzou o espelho soberana, um corpo e meia à frente de Mallabille, que formou a dupla. Reward finalizou em terceiro, com a favorita e badalada Resultante – que “escreveu” bastante na reta – em quarto e Lê Petite Polá em quinto. 

Preparada no CT Gávea, pelo experiente e excelente Jairo Borges, Estimate é uma filha de Camelot Kitten e Play Around, por Agnes Gold, criada pelo Haras São José da Serra e defensora do Stud Sabiá. Estimate passou a distância em 1min16s32.

CURIOSIDADES

– Tradicional primeira disputa nobre do calendário carioca para as potrancas de 2 anos, curiosamente, o “Ministério da Agricultura” não foi vencido por nenhuma das seis Tríplices Coroadas do turfe carioca: Indian Chris; Virginie; Be Fair: Old TuneNo Regrets; ou Janelle Monae.

– Três das últimas vencedoras da carreira tornaram-se G1 winners: Silence Is Gold (GPs Diana e Margarida Polak Lara – Taça de Prata); Happy Bryan (GP Major Suckow) e Just Like (GP Henrique Possolo).

– Em virtude do Covid 19, a carreira em 2020 não foi realizada. 

Veja as recentes ganhadoras do “Ministério da Agricultura” 

2022 – Pina Bausch – (W.S.Cardoso – V.Nahid – Haras Figueira do Lago)

2021 – Just Like (B.Queiroz – C.Oliveira – Haras Santa Maria de Araras

2019 – Happy Bryan (L.Henrique – R.M.Lima – Stud Pedudu)

2018 – Bay Ovar (H.Fernandes – I.C.Souza – Stud Best Friends)

2017 – Silence Is Gold (V.Borges – J.C.Sampaio – Stud São Francisco da Serra)

2016 – Domenica (H.Fernandes – V.Nahid – Stud TNT)

2015 – Depends On Me (W.S.Cardoso – M.Rocha – Stud Ponteio Rio)

2014 – Charla Buena (V.Gil – J.C.Sampaio – Haras Santa Maria de Araras)

por Fernando Lopes – foto: Sylvio Rondinelli

 

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo