A France Galop anunciou hoje, vinte e quatro horas após a audiência, a pena determinada Frankie Dettori (FOTO), um dos melhores jóqueis do mundo, três vezes campeão das estatísticas inglesas: seis meses sem poder pontar em qualquer hipódromo do mundo.
O advogado do jóquei, Christophe Stewart Moore, soltou uma declaração há pouco:
“A France Galop comunicou hoje que considerou uma quebra das regras quanto a substâncias proibidas o ato de Frankie Dettori. Falei com ele depois do anúncio oficial, e ele disse aceitar integralmente a decisão toamda. Também afirmou ter sujado o esporte que ele tanto ama e, assim, atingido todas as pessoas ligadas ao mesmo e o público turfista em geral. Mas, acima de tudo, e esta é a sua maior tristeza, ter decepcionado sua esposa e seus filhos.”
Como para o tempo da punição já conta o período desde a sua audiência e o previsto pela comissão médida no dia 20 de novembro, ele, segundo a imprensa inglesa, que agora o chama de um jóquei free-lancer, poderá voltar a se apresentar em público a partir do dia 19 de maio, o que o permitirá, por exemplo, participar já do Derby e do Oaks, além do Royal Ascot meeting.
Mas ele será monitorado por um médico designado pela autoridades francesas e, antes de voltar a montar, será examinado no dia 20 de abril de 2013 para avaliar a sua situação e as suas condições.
Pelo menos até agora, a substância não foi revelada.
Da Gerência de Turfe