Um dos mais importante jóqueis do mundo nos últimos vinte anos, Franco Dettori (FOTO), pego em um exame antidoping na França, no dia 16 de semebor, por substância proibida (e que não foi revelada), foi ouvido ontem por uma Comissão Médica Independente, formada por três médicos, que resolveu suspender sua licença para montar na França diante do fato e passou para a France Galop a decisão do que será feito.
Uma nota dos dirigentes das corridas de cavalo na França, chegada à imprensa às 17h, horário local, disse: “De acordo com o exame realizado ontem da ficha e depois de devidamente notificar o jóquei Lanfranco Dettori de sua decisão, a Comissão Médica suspendeu temporariamente o citado piloto de participar de qualquer páreo em território francês, baseado nos fundamentos médicos. De acordo com o artigo 143 do Código de Corridas, a Comissão Médica encaminhou a decisão para os diretores comissários da France Galop. Estes irão estudar a ficha nos próximos 15 dias antes de decidirem que ação será tomada de acordo com o determinado pelo Código.”
Se, por acaso, Dettori decidir, neste período, querer montar na Grã Bretanha, ele só poderá fazê-lo passando por uma junta médica.
James Stier, diretor operacional e de regulamentos da British Horseracing Authorities, declarou: “Nós já falamos com Frank Dettori e com o seu advogado e ficou acertado que ele não tem a menor intenção de montar na Grã Bretanha até sua audiência com a France Galop.”
Da Gerência de Turfe