Depois de ser segundo, em Palermo, na milha do Gran Premio Polla de Potrillos (G1), a meio corpo de Sol Planet (Silver Planet e Potrafras, por Potrillon), e vencer, com autoridade, em San Isidro, os 2.000m do Gran Premio Jockey Club (G1), Indy Point (FOTO), um Indigo Shyner e Red Point, por Parade Marshall, venceu com facilidade, hoje, em pista de areia úmida, os famosos 2.500m do Gran Premio Nacional (G1), o Derby argentino, já se firmando como o favorito do Gran Premio Internacional Carlos Pellegrini (G1), marcado para o próximo mês de dezembro.
O potro preparado por Raul Ramallo, conduzido por Gonzalo Hahn, propriedade da Caballeriza Gus-May-Fer, criação de Felipe Lovisi, cruzou o disco com três corpos de vantagem sobre o pilotado do brasileiro Altair Domingos e treinamento de Juan C. Bianchi, Big Cazanova (Giant’s Causeway e Gem Bob, por Morning Bob), criação do Haras de la Pomme, propriedade da Caballeriza Doña Licha (do Peru), exatamente o seu runner-up, a dois corpos, no citado Gran Premio Jockey Club (G1).
O terceiro, a dois corpos, foi Proud Ruler (Rodrigo Blanco, o jóquei, Daniel Bordon, o treinador, criação do Haras Melincue e propriedade da Caballeriza Chelsea), um Roman Ruler e Sarahllon, por Potrillon, recente ganhador, em La Plata, do Gran Premio Provincia de Buenos Aires (G1).
A seguir, chegaram, pela ordem, Swaroski, Sol Planet, Cia Top (com Jorge Ricardo up), Il Albergo, Timberlake, Rival Dan e Si Vieras.
O tempo foi de 2:35:22.
Quatro páreos antes foi a vez da milha do Gran Premio Hipodromo de Palermo (G1), onde a estrela de Jorge Ricardo (FOTO 2) brilhou levando ao vencedor Saba Emperor (Emperor Jones e Sabatica Fitz, por Fitzcarraldo), criação do Haras Firmamento e propriedade do Stud Rubio B. Treinado por Juan C. Etchechoury, superou por meia cabeça, AP Candy, filho de Indigo Shyner e Candy’s Breeze, por Candy Stripes, criação do Haras Viejo Tombo, propriedade da Caballeriza Al Rashid, preparo de Miguel Cafere, com Rodrigo Blanco up, vindo de segundo para Perfect Friend (Easing Along e Perfect Match, por Hussonet), no Clasico Republica Federativa del Brasil (G3). A três corpos, em terceiro, Manuscrito (Gustavo Calvente, jóquei, Edgardo Martucci, treinador, propriedade da Caballeriza C.M.N. criação dos Haras Don Quijote S.R.L. y Haras Las Ortigas S.A.A.), um Equal Stripes e Malindraña, por Payant, segundo, para Expressive Halo Sunshine e Embrace Moi, por Ride The Rails), no Gran Premio Republica Argentina (G1).
A seguir, pela ordem, Perfect Friend, Captivated, True Value, Descubrilo (com Altair Domingos), Cafrune e Grand Sam.
O tempo foi de 1:34:58.
E, finalmente, para fechar a festa, houve o quilômetro do Gran Premio Maipu (G1), onde, pela desclassificação de Watch Her (Mutakddim e Wally, por Southern Halo), dirigida por Edwin Talaverano, treinamento de Jacinto Herrera, criação e propriedade do Haras La Quebrada, de primeiro para terceiro, Charles King (Alpha Plus e Jane Queen, por Perfect Parade), criação do Haras Panamericano, propriedade do Stud La Reina, condução de Eduardo Pavon e preparo de Martin Garrido, chegou ao bicampeonato, já que vencedor do Maipu de 2011. Ele ainda tem em seu turf record as vitórias no Gran Premio Ciudad de Buenos Aires (G1), este ano, e no Gran Premio Suipacha (G1), no ano passado. Quem herdou o segundo foi Sinalina (Sebi Halo e La Acamina, por Alydar’s Groom), criação do Haras El Paraiso, propriedade da Caballeriza Los Patrios, com Mario Leyes no seu dorso e treinamento de Francisco Arreguy, vinda de vencer o Clasico Loteria Nacional (G3).
A seguir, Lord Grace (com Jorge Ricardo), Fresher (com Altair Domingos), Megafive, Il Dolce, Durga, Predador, Lucky Campeon, Fernando Alonso e Que Me Dices.
O tempo foi de 56:36.
Clique aqui para ver a vitória de Indy Point no Nacional
Da Gerência de Turfe