Neste domingo, dia 11 de novembro, o Jockey Club Brasileiro relembra o tordilho Mossoró, cavalo pernambucano que conquistou o primeiro Grande Prêmio Brasil.
Filho de Kitchner e Galathéa, por Pericles, nascido em 1929, Mossoró foi criado em Pernambuco, no Haras Maranguape, que pertencia ao Coronel Frederico João Lundgren.
Sua vitória, nos 3.000 metros daquela que seria a mais importante prova do turfe brasileiro, foi obtida em pista de grama úmida, na marca de 3min09s4/5. Mossoró defendia a farda azul e ouro em listras horizontais e foi pilotado por Justiniano Mesquita.
No mesmo ano de 1933, Mossoró venceu os GGPP Cruzeiro do Sul e Dezesseis de Julho. No ano seguinte, foi levado para a Inglaterra onde correu em diversos hipódromos, sendo o primeiro animal brasileiro a obter uma vitória em prados estrangeiros.
A prova de hoje, quinto páreo, será disputada em 1.000 metros na pista de grama e terá a participação de seis concorrentes, animais de três anos e mais idade. São eles: Ximburé (Stud Az de Copas), Galgo Preto (Stud Seralucia), Vet Boy (Haras Anderson), Galo de Briga (Stud Alvarenga), Atlante (Paulo Fernando Brown Meira) e Horizon (Sinval Domingues de Araújo).
Da Redação – Fotos: Arquivo JCB e Gerson Martins