Cavalo de excelente padrão – recordista da distância – e extremamente regular, Jeromel segundo colocado na carreira em 2022, conquistou a versão 2023 do Clássico Eurico Solanés (L.), em 1.500 metros, areia macia, principal carreira da do domingo, 10 de setembro de 2023, no Hipódromo da Gávea.
No momento decisivo, logo Lafite apertou o cerco contra o ponteiro Super Kitten, que não mostrava forças para resistir. Juizo Finale vinha por fora dos dois primeiros e deixou o favorito Jeromel “no caixote”. Porém, contando com a habilidade de Leandro Henrique – perfeito, como sempre, no dorso do ganhador – e seu grande poderio locomotor, Jeromel, tirado por fora de Lafite e Juizo Finale, com caminho livre, veio dar caça aos adversários. Juizo Finale mostrou valentia, mas não teve como conter o ímpeto do grandalhão Jeromel, que dominou a situação e cruzou o disco na frente. Juizo Finale formou a dupla, com Lafite agarrado em terceiro. Del Camina e Super Kitten colocaram as primeiras colocações nobres em seus respectivos retrospectos.
Mantido em forma espetacular no CT Lost Love, localizado em Friburgo, pelo craque Adelcio Menegolo, Jeromel é um filho de Chronnos e Energia Garoa, por Agnes Gold, criado pelo Haras Anderson e defensor das sedas do Haras Sweet Carol, de Carol Stabile – equipe bicampeã da homenagem do JCB ao patriarca da Família Solanés. Jeromel parou os relógios em 1min32s17.
CURIOSIDADES
*A conquista de Wind Of Change no Eurico Solanés foi sua última atuação no Brasil, exportado que foi para os EUA.
* A vitória em 2018 foi a primeira clássica de Tiro Ao Alvo. Depois, em novembro e dezembro, levantou, na ordem, os GGPPs Gervásio Seabra e Júlio Cápua, ambos de G2.
* Assim como em 2018, quando o piloto de Tiro Ao Alvo (Marcelo Gonçalves) montou com a farda do patrono da carreira, do Stud Verde e Preto, o jóquei de Olympic Icecream (W.Blandi) também cruzou o disco em primeiro com as sedas da família Solanés no ano de 2020.
* A versão 2019 foi a primeira do “Eurico Solanés” na pista de areia e em 1.500 metros, terreno e distância da prova, mais uma vez, em 2024.
*Em 2020 a disputa aconteceu na milha, raia de grama.
Veja os últimos ganhadores do Clássico Eurico Solanés (L.)
2022 – John Bull – M.Gonçalves/ Ad.Menegolo – Haras Sweet Carol
2021 – Mapa Mundi – L.Henrique/ D.Guignoni – Stud Xeque Mate
2020 – Olympic Icecream – W.Blandi/ R.Solanés – Stud B L Regina
2019 – Wind Of Change – W.Blandi/ J.C.Sampaio – Stud Pixote
2018 – Tiro Ao Alvo – M.Gonçalves/ L.Esteves – Stud O Nacional
2017 – Energia Icon – V.Gil/ J.C.Sampaio – Stud Snob
2016 – Ivanhoé – W.S.Cardoso/ M.Paulo (2º Gerente de Venâncio Nahid) – Haras Nacional
2015 – Momento de Alegria – A.Gulart/ A.F.Correia (SP) – Stud Los Alamos
2014 – Velvet Boy – C.Lavor/ Ad.Menegolo – Haras Sweet Carol
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli