Online deu uma bela exibição para conquistar a edição 2023 do Grande Prêmio João Borges Filho (G2), em 2.400 metros, grama pesada. A prova foi um dos destaques da excelente reunião de domingo, 1º de outubro de 2023, no Hipódromo da Gávea.
Allentejo ditou o ritmo da competição desde a abertura dos boxes. Quantify e Online brigavam pelo segundo posto. Olympic Kremlin, Sugar Daddy, Osprey, Kung Fu e Escher eram os próximos. Galopando largo, animal de Fazenda Mondesir mostrava o caminho aos rivais que, na grande curva, começaram a apertar o cerco.
Quantify e Online rapidamente vieram para cima de Allentejo. Com Henderson Fernandes “a tiracolo”, Online não deu a mínima chance para seus adversários. O alazão passou para primeiro e, de longe, escorou o ataque de Sugar Daddy, que formou a dupla. Escher veio de longe para ser o terceiro, cabendo a Olympic Kremlin e Quantify fechar os cinco primeiros postos da última disputa nobre da sensacional jornada do Meeting do Patrono.
Treinado no CT Verde e Preto pelo fantástico Luiz Esteves, Online é um filho de Agnes Gold e Quebra-de-Braço, por Wild Event, criado pelo Stud Eternamente Rio e defensor do Stud Verde. Online congelou os relógios em 2min34s93.
CURIOSIDADES
*Entre 1980 e 1988 todas as versões do João Borges Filho foram vencidas por Gonçalino Feijó de Almeida (6x – 80, 81, 83, 85, 86 e 88) ou Jorge Ricardo (3x – 82, 84 e 87).
*José Aurélio quebrou a série, levantando a prova em 89, conduzindo She Wolf, do Haras São José da Serra.
*Apenas dois ganhadores do GP Brasil conseguiram o triunfo no João Borges Filho e, ambos, em anos que levantaram a maior prova do turfe nacional: o bicampeão do Brasil (91 e 93), Villach King (Haras Santa Maria de Araras), sagrou-se campeão em 1993; e Velodrome (Haras Dar-El-Salam) a conquistou em 2005.
* Luiz Esteves venceu a carreira em 2021 com dois de seus pupilos, no empate entre Osprey (Stud Red Rafa) e Mem Cade Ce (Stud Verde).
Veja alguns ganhadores do GP João Borges Filho (G2)
2022 – Don Cambay – A.Gulart/ D.Guignoni – Stud HRN
2021 – Osprey (W.Blandi) e Mem Cade Ce (H.Fernandes) – L.Esteves – Stud Red Rafa e Stud Verde
2020 – Olympic Impact – H.Fernandes/ L.Esteves – Stud Habeas Corpus
2019 – Galaxy Runner – L.Henrique/ Ad.Menegolo – Haras Sweet Carol
2018 – Or Noir – W.S.Cardoso/ V.Nahid – Haras Doce Vale
2017 – New In Town – A.M.Souza/ R.Solanés – Haras Regina
2016 – Perfectly Associat – H.Fernandes/ R.Solanés – Haras Santa Rita da Serra
2015 – Óbidos – M.Gonçalves/ F.Borges – Jens Erik Lindstoel
2014 – Mojito – V.Borges/ D.Guignoni – Stud Alvarenga
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli