Confirmando sua evolução, o argentino Tartan Hall levou de ponta a ponta o Clássico Ernani de Freitas (L.), reservado a potros de três anos, uma das principais carreiras deste sábado, 27, no Hipódromo da Gávea.
Logo após o pulo de partida, Tartan Hall já assumiu a vanguarda da prova. Seguido de perto por Energia Elite, o conduzido de Vagner Borges foi ensinando o caminho aos adversários, de galope, pelo menos até os 400 metros finais, momento em que Martin Caçador, com Dalto Duarte, avançou por fora. Borges então ajustou, deixou andar e, rapidamente, o castanho do Stud Alvarenga acelerou para fugir na frente e cruzar o disco com cerca de dois corpos de vantagem sobre seu rival mais próximo, marcando mais uma vitória clássica para a criação do Haras Santa Maria de Araras.
Em uma excelente demonstração, Aerosol (Haras Santa Maria de Araras) deu vantagem na partida, foi obrigado a fazer o percurso um pouco aberto e, ainda assim, engrenou para empatar com Martin Caçador (Haras Regina) na segunda colocação.
A Comissão de Corridas então abriu sindicância no páreo e desclassificou Martin Caçador por prejuízos causados na reta de chegada, deixando o filho de Public Purse sozinho com a segunda posição no placar.
Arqueiro (Stud Capitão), que figurou com destaque desde os primeiros metros, e Avveduto (Haras Anderson), apenas em sua segunda apresentação, completaram o marcador.
Filho de Put It Back e Tarte Tatin, por Lode, Tartan Hall agora possui três vitórias, uma na esfera clássica, e três segundos lugares, em seis atuações. O vencedor assinalou a excelente marca de 1m33s51 para os 1.600 metros, na grama.
Confira o photochart da prova!
Por Celson Afonso – Foto: Gerson Martins