Aconteceu – Prova Especial Heitor de Lima e Silva » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Aconteceu – Prova Especial Heitor de Lima e Silva

Único 3 anos do campo, o ótimo Henri Matisse levou a melhor na versão 2018 da homenagem do JCB ao saudoso jornalista Heitor de Lima e Silva, o Bolonha.

Conduzido com maestria por Waldomiro Blandi e mandado à pista em forma soberba por Leonardo José dos Reis, o alazão criado pelo Haras Santa Rita da Serra e defensor do Stud Doce Ilusão superou Regal Hipnos por meio corpo.

Last Hope (campeão da carreira em 2016), Fletcher e Per-Piacere completaram o marcador. O ganhador parou os cronômetros em 1min32s45 para os 1.500 metros em pista de areia encharcada.

CURIOSIDADES

– Após a vitória em 2018, Henri Matisse ficou fora das pistas até 12 de maio de 2019 quando reapareceu com um segundo lugar na turma. O filho de Discreet Cat ainda atuou mais duas vezes, terminando todas na segunda colocação.

– Ganhador em 2010 e 2013, Loulé, do Stud Dona Lucia, é o único bicampeão da carreira.

– Vencedor em 2012 (Valle Forrage), 2014 (Bear) e 2016 (Last Hope), Julio Cezar Sampaio é o treinador com mais conquistas da celebração do JCB a Heitor de Lima e Silva.

– Disputada em 1.200 metros até 2008, em 2009 a prova passou a ser corrida em 1.500.

A versão 2014 foi na milha, a de 2016, em 1.400 e, em 2019, será a primeira em 1.900 metros.

Realizada desde os anos 90, todas as suas edições aconteceram na pista de areia.

– Primeiro colocado em 2017, Guaruman (Stud Atafona) é o único ganhador de G1 (GP Estado do Rio de Janeiro) campeão da prova no século XXI.

– Em 2015 não houve disputa da P.E. Heitor de Lima e Silva.

Os últimos cinco vencedores antes de Henri Matisse foram:

2017 – Guaruman (Coudelaria Atafona) – M.S.Machado/ J.M.B.Aragão

2016 – Last Hope (Coudelaria Jéssica) – H.Fernandes/ J.C.Sampaio

2014 – Bear (Stud Araré) – H.Fernandes/ J.C.Sampaio

2013 – Loulé (Stud Dona Lúcia) – V.Borges/ J.F.Reis

2012 – Valle Forrage (Stud Alvarenga) – I.Correa/ J.C.Sampaio

por Fernando Lopes – fotos: Arquivo JCB & Sylvio Rondinelli

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo