Com o centro de treinamento liberado novamente, o treinador Givanildo Duarte, que trabalha exclusivamente para o Stud Estrela Energia e coirmãos, voltará a apresentar seus corredores neste final de semana, no Hipódromo da Gávea.
“É um alívio muito grande poder inscrever os animais novamente. Era uma sensação estranha, trabalhar os cavalos, mas sem ter uma programação, uma certeza de quando eles poderiam voltar a correr. Tivemos que dar um segurada nos trabalhos, para não causar muito estresse nos bichos. Agora isso já faz parte do passado, graças a Deus deu tudo certo.” Disse o treinador.
Solicito como sempre, Duarte comentou as chances de todas as suas inscrições para a programação carioca.
Sábado:
2º Páreo – Energia Esperança: “É uma égua que a gente esperava muito mais, possui uma ótima filiação, sua mãe é a Estrela Bela, que era uma égua boa. Mas ela ficou muito nervosa nas primeiras corridas. Dessa vez, na grama, espero uma melhor atuação, acho que ela vai correr com chance.”
5º Páreo – Clássico Ernani de Freitas (L.) – Energia Elite e Energia Escorial: “Os dois estão muito bem e até regulam em trabalhos. O Elite correu apenas duas vezes e até mostrou mais do que a gente esperava. Depois teve um probleminha, mas nada muito sério. Agora ele está mais maduro e, mesmo reaparecendo, gosto um pouco mais dele.”
7º Páreo – Clássico Octávio Dupont (L.) – Energia Escrita: “Gosto muito dessa potranca também. Seus trabalhos aqui no CT sempre foram regulares, mas ela melhorou muito na grama. Dessa vez deve correr mais acomodada, para uma partida no final. Tem chance!”
10º Páreo – Energia Dalva: “Agora o páreo está bom para ela. Na última, encarou uma prova fortíssima, de G1, e, ainda assim, chegou à frente de algumas adversárias. Posso dizer que ela melhorou muito da última para essa corrida.”
11º Páreo – Energia Experiente: “Outro com possibilidade. Na estreia, corremos somente para ele entrar em carreira. Depois, mais aguerrido, perdeu em cima do disco. É um cavalo um pouco manhoso, que precisa de rigor, e agora o H. Fernandes já o conhece melhor.”
Domingo:
8º Páreo – Top Point: “Infelizmente teve contratempo e não deve ser apresentado.”
10º Páreo – Energia Especial: “Seus trabalhos são fantásticos. Tanto que resolvemos estreá-lo em uma Prova Especial. Na última, já correu mais e agora vamos testá-lo no gramado. Preferi que ele não trabalhasse na grama, pois desgasta muito, mas seu galope foi bem desenvolto na pista.”
Segunda-feira:
2º Páreo – Energia Ecológica: “É uma potranca que temos em alta conta. Vi o páreo e achei muito bom. Acreditava em uma evolução grande na grama, que acabou não acontecendo. Agora ela volta para a pista de sua vitória e tem possibilidade novamente.”
6º Páreo – Energia Design: “Ela venceu bem na estreia, mas acabou sofrendo um problema sério no páreo e nem ao menos foi para a foto. Volta 100% recuperada. Nossa ideia é, após essa corrida, reduzir a distância novamente e especializá-la nos 1.000 metros.”
9º Páreo – Energia Destaque e Energia de Ouro: “Energia de Ouro é muito manhoso, mas vem de três segundos, então está maduro no perdedor. O Destaque também é um cavalo bom, em trabalhos até melhor, então decidimos fazer este teste na areia.”
Por Celson Afonso – Fotos: Arquivo JCB