Palestras Veterinárias no Hospital Octavio Dupont » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Palestras Veterinárias no Hospital Octavio Dupont

Todas as quartas-feiras no Hospital Octavio Dupont está sendo realizado um ciclo de palestras com temas direcionados à saúde dos cavalos de corrida. Periodicamente serão publicados textos relacionados às palestras. Neste encontro, a palestra ficou a cargo do Dra. Rosalie Joslin Kawal – Médica Veterinária Responsável pelo Laboratório do HOD, com o tema “Hemograma”.

Diversos profissionais já estão convidados para participar, dividindo com o departamento de veterinária seus conhecimentos.

Hemograma

A necessidade de se realizar um hemograma é importante porque serve de apoio laboratorial para a confirmação ou não de um diagnóstico clínico, para avaliar um tratamento e estabelecer um prognóstico mais preciso, bem como auxiliam na avaliação das condições físicas do equino atleta.

É muito importante a correta obtenção das amostras, sua manipulação, armazenamento e envio ao laboratório. A coleta deve ser feita por punção da jugular em tubo de sangue para coleta a vácuo com tampa roxa, que utiliza o EDTA como anticoagulante. O tubo deve encher até o final do vácuo, pois a quantidade de anticoagulante é exata para 3mI que corresponde à capacidade de sucção do tubo. Os tubos podem ser solicitados ao laboratório, que os fornecerá junto com a agulha e o suporte para coleta. Após a coleta, o tubo deve ser agitado suavemente por inversão, várias vezes para que se obtenha uma mistura homogênea do sangue com o anticoagulante.  Amostras devem ser encaminhadas logo ao laboratório, preferencialmente refrigeradas e nunca podem ser congeladas. Jamais deixe as amostras dentro do carro sob calor intenso.

A característica mais importante do hemograma do cavalo é que o número de hemácias circulantes é altamente instável devido à grande reserva delas no baço, que prontamente se contrai sob influência de emoções, medo ou atividade muscular, liberando as hemácias para a circulação.
Por isso, em termos práticos, devemos coletar o sangue ao abrir a cocheira de manhã ou de tarde, antes de escovar ou oferecer comida ao cavalo. O animal deve estar calmo. Se o tratador for capaz de coletar o sangue, este é o melhor caminho, pois o cavalo está familiarizado com ele. Dizemos que coletamos sangue “frio”.

Costumamos dividir o hemograma completo do cavalo em duas partes: o eritrograma, que avalia o número de hemácias (contagem), a hemoglobina, o hematócrito e a inter-relação entre eles; e o leucograma, que avalia as células brancas (leucócitos).

A análise do eritrograma nos permite diagnosticar diversos tipos de anemia (diminuição da contagem, eritropenia) ou ainda a presença de desidratação. Uma das causas mais comuns de anemia no cavalo atleta é a anemia hemolítica causada por hemoparasitas do tipo Babesia. A coisa certa a fazer é solicitar o exame hematológico juntamente com a pesquisa de hematozoários nos casos de suspeita.

A avaliação do leucograma é feita em três etapas: contagem global do número de leucócitos, contagem diferencial de cada tipo de célula e avaliação da morfologia dos leucócitos. A leucocitose (aumento global do número de leucócitos), pode ser fisiológica (discreta), como resultado de estresse e pode também ser patológica, como resultado de inflamação ou leucemia. A leucopenia (diminuição do número global de leucócitos) geralmente é devida a destruição ou sequestro dos neutrófilos na microcirculação. Observamos esse quadro nas endotoxemias, septicemias, infecções virais e febre alta. A definição do tipo de patologia é dada pela contagem diferencial.

Os valores de referência são os seguintes:

Eritrócitos =  9 – 11 milhões/mm³
Hemoglobina =  13 – 16 g%
Hematócrito = 38 – 48 %

Leucometria total: 6 – 11 mil/mm³

O VHS corresponde às alterações na velocidade de sedimentação das hemácias. Um aumento nesta velocidade pode indicar aumento na viscosidade do plasma como em casos de estados inflamatórios / infecciosos.

Dra Rosalie Joslin Kowal

Médica Veterinária

Responsável Laboratório HOD

 

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo