No próximo domingo, 7 de outubro, será disputada no Hipódromo da Gávea a II Etapa da Copa de Prata, destinada a éguas de 4 anos e mais idade com a realização do tradicionalíssimo Grande Prêmio Marciano de Aguiar Moreira (G2). Nove competidoras estão anotadas para partir da seta dos 2.400 metros, são elas: Aroma Perfeito (Stud Yellow River); Olympic Courtesy (Haras Regina); Ivrea (Beverly Hills Stud); May Be Now (Stud Rio Dois Irmãos); La Française (Fazenda Mondesir); Tanto Quanto (Stud Amigos da Barra); La Defense (foto) (Stud Azul e Branco); Donatela Bela (Haras Figueira do Lago); e Dinovo (Stud Elf).
Na I Etapa, com a apertada, porém firme e linda vitória no Grande Prêmio Duque de Caxias (G2), em 2.000 metros, na pista de grama, domingo, 26 de agosto, no Hipódromo da Gávea, a alazã La Française pulou na frente da Copa de Prata. A filha de Nedawi e Turbulência, por Clackson, de criação e propriedade da Fazenda Mondesir, vinha de ótimo segundo lugar La Defense no Grande Prêmio Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1), o “Brasil das éguas”, e, aproveitando-se da não participação da rival, confirmou in totum as expectativas.
Desta feita, com o retorno de La Defense, o desfecho promete ser emocionante. Ivrea e May Be Now, que tiveram participação destacada na prova inicial, terão a companhia também da perigosa Dinovo, que traz a líder da estatística de jóqueis, Josiane Gulart de volta à Gávea. Muitas emoções estão guardadas para o domingo no Jockey Club Brasileiro.
Confira, abaixo, a etapa restante da Copa de Prata, com patrocínio da Codere, que dará R$ 20 mil reais à ganhadora, a classificação até o momento e o sistema de pontuação:
ETAPAS
3ª – GP Oswaldo Aranha (G2) – 18/11 – 2.400 metros, grama
CLASSIFICAÇÃO
1ª – La Française (ao lado, o filme da vitória) (10 pontos)
2ª – Ivrea (6 pontos)
3ª – May Be Now (4 pontos)
4ª – Aroma Perfeito (2 pontos)
5ª – Colorada Fatal (1 ponto)
PONTUAÇÃO
1ª colocada – 10 pontos
2ª colocada – 6 pontos
3ª colocada – 4 pontos
4ª colocada – 2 pontos
5ª colocada – 1 ponto
Nos anos anteriores as vencedoras da Copa de Prata foram:
2009 – Hope (Know Heights e Maria Star, por Ghadeer), criação de Fazenda Mondesir e propriedade do Stud Azul e Branco.
2010 – Time To Fly (Roi Normand e Fit To Fly, por Ghadeer), do Haras Santa Maria de Araras.
2011 – Ventura Baby (foto) (Belo Colony e Masai Mara, por Aksar), criada pelo Haras Santa Rita da Serra e defensora do Stud Santa Rosa de Lima.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins