Para muitos, a grande milha para éguas de três anos e mais idade do calendário inglês, o Sun Chariot Stakes (G1), na linha reta de Newmarket, depois do tricampeonato da visitante de Além Mancha, Sahpresa( Sahm e Sorpresa, por Plesant Tap), que era treinada por Rodolphe Collet (comprada no final de sua campanha por Teruya Yoshida em cujo campo de criação é agora broodmare), continua sendo um império francês.
Corrida há pouco, foi ela vencida pela quatro anos Siyouma (FOTO 1), uma Medicean e Sichilla, por Danehill, criação de Son Altesse Aga Khan, propriedade de Robert Jewffcock, montada por Gérald Mossé e treinada ppor François Doumen. Foi a sua primeira vitória este ano, tendo sido antes terceira no Prix Corrida (G2) dominado por Solemia (Poliglote e Brooklyn’s Dancer, por Shirley Heights, e no Falmouth Stakes (G1), de Giofra (Dansili e Gracefully, por Orpen) e quinta no Prix Jean Romanet (G1), em Deavuille, de Snow Fairy (Itikhab e Woodland Dream, por Charnwood Forrest).
No disco, ela manteve 3/4 de corpo sobre a três anos Elusive Kate (John Gosden, treinador, William Buick, jóquei, Teruya Yoshida, proprietário, Clovelly Garms, criador), campeã, no ano passado, do Prix Marcel Boussac-Critérium des Pouliches (G1) e, este ano, segunda no citado acima Falmouth Stakes (G1), terceira no seletissimo Prix Jacques Le Marois (G1), vencido por Excelebration (Exceed and Excel e Sun Shower, por INdian Ridgte), e derrotado a ótima Golden Lilac (Galileo e Grey Lilas, por Danehill), no Prix Rotshschild (G1).
A terceira, a um corpo e 3/4, outra três anos, Laugh Me Loud (Mick Channon, treinador, Martin Harley, jóquei, proprioedade de Ann Black, M. Al Qatami & K.M. Al Mudhaf, criação de Norman Court Stud), primeira no Prix de Sandringham (G2), e vinda de quarta no Fusaichi Pegasus Matron Stakes (G1), em Leopardstown.
Correndo pela primeira vez desde o seu segundo para Valyra (Azamour e Valima, por Linamix), no Prix de Diane-Longines (G1) e, igualmente, pela primeira vez desde que levada para a Inglaerra a fim de ser treinada por Sir Henry Cecil, a Wildenstein Beauty Parlour, favorita da prova, uma três anos por Deep Impact e Bastet, por Giant’s Causeway, campeã da Poule d’Essai des Pouliches (G1), foi a grande decepção, terminando afastada na penúltima posição.
A registrar que Sun Chariot, uma Hyperion e Clarence, por Diligence, propriedade do Rei Jorge VI, é considerada das grandes corredoras inglesas de todos os tempos, tendo vencido os One Thousand Guineas Stakes(G1), o Oaks Stakes (G1) e o St. Leger Stakes (G1), o que a torna, oficiosamente, uma tríplice coroada feminina. Por curiosidade, ela vem a ser mãe de Blue Train (Blue Peter), pai de Platina, uma das maiores éguas nacionais de todos os tempos.
O tempo foi de 1:34:66.
Outra prova de G1 hoje em Newmarket, foram os tradicionais 1.200m do Cheveley Park Stakes (G1), para potrancas de dois anos. Vitória (FOTO 2), da invicta (agora em quatro apresentações) Rhosdu Queen (Invencible Spirit e Green Minstrel, por Green Tune), criação de Old Carhue Stud & Graeng Bloodstock, propriedade de Clipper Logistics, treinada por William Haggas, com Johnny Murtath up. Antes, já havia levantado, em York, o Lowther Stakes (G2). Ela suplantou por um corpo Winning Express (Ed McMahon, treinador, Franny Norton up. propriedade de Milton Express Limited, criação do Yeomanstown Stud, uma Camacho e Lady Fabiola, por Open Forum, que era invicta em duas amresentações. A terceira, a focinho, a runner-up de Rosdhu Queen no Lowther Stakes (G2), Bayley’s Jubilee ( propriedade Baileys Horse Feeds, criação de P. e Mrs. A.G. Venner, com Kieren Fallon up e preparo de Mark Johnston), uma Bahamian Bounty e Mississipi Star, por Mujahid, vinda de secundar, no Prix D’Aremberg (G3), Cay Verde, ouro Bahamian Bounty, tendo como mãe All Quiet, por Piccolo.
O tempo foi de 1:11:10.
Finalmente, para potros de dois anos, houve a milha do Royal Lodge Stakes (G2), com o triunfo de Steel (FOTO 3), propriedade do Sheik Hamdam Bin Al Maktoum, croação do Airlie Stud, tcreinado por Mark Johnston e pilotado por Kieren Fallon, segundo no Acomb Stakes (G3), para Dundonnel (First Defence e Family, por Danzig). A seguir, a um corpo, o defensor da Godolphin e criação da Darley, Artigiamo (Frankie Dettori up, Mahmood Al Zarooni, preparador), vindo de segundo para Olympic Glory (Choisir e Acidanthera, por Alzao), no Veuve Clicquot Vintage Stakes (G2) e, três corpos e meio depois, Al Waab (Sir Henry Cecil, treinador, Tom Queally up, jóquei, Mubarak Al Naemi, proprietário, Aunt Julia Syndicate, criador), um Danehill Dancer e Aunt Julia, por In The Wings.
O tempo foi de 1:35:67.
Da Gerência de Turfe