Palestras Veterinárias no Hospital Octavio Dupont » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Palestras Veterinárias no Hospital Octavio Dupont

Todas as quartas-feiras no Hospital Octavio Dupont está sendo realizado um ciclo de palestras com temas direcionados à saúde dos cavalos de corrida. Periodicamente serão publicados textos relacionados às palestras. Neste encontro, a palestra ficou a cargo do Dra. Nicole Abrantes Duarte – Residente do Hospital Octavio Dupont, com o tema “ Úlceras de córnea em cavalos de corrida ”.

Diversos profissionais já estão convidados para participar, dividindo com o departamento de veterinária seus conhecimentos.

Úlceras de córnea em cavalos de corrida

Para equinos a visão é um sentido fundamental para o desempenho de suas atividades, principalmente se tratando de animais atletas. A úlcera de córnea é uma afecção oftálmica muito comum em cavalos de corrida. Gera extremo desconforto ao animal e representa um risco à visão quando não tratada de modo correto.

A córnea é a camada mais externa do olho, transparente e que protege as estruturas mais internas, estando sujeitas a sofrer lesões, causando muita dor ao animal. A úlcera de córnea é definida pela perda epitelial de porções variadas do estroma corneano. A importância desta enfermidade reside no fato de que, dependendo do grau de comprometimento da visão, o animal pode vir a ser inutilizado para o esporte. Normalmente, as úlceras são decorrentes de trauma direto sobre o olho, sendo muito comum em animais após as corridas pelo atrito com a areia ou grama.

As lesões observadas podem ser desde superficiais no epitélio corneano até perfurações completas na espessura da córnea. Os sintomas encontrados são: lacrimejamento, fechamento de pálpebras, fotofobia, hiperemia conjuntival, edema de córnea, pupila fechada, entre outros. O diagnóstico é baseado nos sinais clínicos e instilação de fluoresceína (corante) no olho afetado, onde a parte danificada do epitélio corneano vai reter o corante, evidenciando a lesão.

O tratamento abrange o controle da dor e da inflamação, a eliminação ou prevenção de infecção e a profilaxia de complicações secundárias. Mais importante que o tratamento é a prevenção da afecção com medidas simples de manejo como a lavagem dos olhos após as corridas. Mesmo uma lesão tratada corretamente pode produzir uma cicatriz na córnea que compromete parte do campo visual do animal. O sucesso do tratamento das úlceras corneanas consiste em, a partir do diagnóstico, determinar sua etiologia, prevenir sua progressão e realizar procedimentos que visam a manutenção da integridade da córnea e a produção de condições ótimas para sua cicatrização.

 

 

 

Nicole Abrantes Duarte

CRMV RJ 11650

Residente do HOD/JCB

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo