O Premio Federico Tesio (G2), em Milão, foi do alemão Orsini » Jockey Club Brasileiro - Turfe

O Premio Federico Tesio (G2), em Milão, foi do alemão Orsini

Ao que parece, algo que ninguém discute no mundo do turfe é que o italiano Federico Tesio (FOTO 1) seja considerado o maior entre os maiores criadores e teóricos de cavalos de corrida da história. Roberto Seabra costumava dizer que, se em turfe, alguém poderia adivinhar alguma coisa era Tesio e mais ninguem (aliás quando, antes da criação do Stud Seabra, suas cores, branco, cruz de Santo André e boné encarnados, eram as mesmas do gênio).

O número de grandes cavalos e éguas qeu criou é impressionante mas bastam dois para exemplificar esta sua diferenciação:  os invictos Nearco (FOTO 2),  um Pharos e Nogara, por Havresac,  vencedor de suas quatorze carreiras, inclusive o Grand Prix de Paris, o Grand Premio del Re (o Derby Italiano), o Gran Premio d’Italia e o Gran Premio de Milano, e Ribot (FOTO 3), um Tenerani e Romanella, por El Greco, campeão de suas dezesseis apresentações em público, onde se lê um precioso bicampeonato no Prix de l’Arc de Triomphe, além do King George VI and Queen Elizabeth Stakes. Foi ele um grande reprodutor (Graustark, Ribero, Molvedo, Ragusa, Prince Royal, His Majesty, Tom Rolfe, Arts and Letters, de onde se lê nomes  de alguns de seus preciosos descendentes, como Alleged, Pleasant Colony, Avatar, Jim French, Hoist The Flag etc…)  mas, no haras, Nearco foi incomparável, certamente o grande chefe de raça da história o que o nome de Northern Dancer, filho de seu filho de Nearctic e Natalma, por Native Dancer, por si só seria mais do que suficiente para ser assim considerado (é ver Montjeu, Galileo, Sadler’s Wells, Danehill, Secretariat, Seattle Slew, Nijinsky, Storm Cat, Nureyev, Storm Bird, Roberto, Mill Reef, Peintre Célèbre,Shirley Heights, Lyphard, Darshaan,  Know Heights,  Ghadeer, Hibernian Rhapsody, Plenty of Kicks etc etc etc…).

Pois bem, hoje no Hipódromo de San Siro, em Milão, foi corrida a prova com que os italianos o homenageiam, os 2.200m do Premio Federico Tesio (G2). Vitória do alemão  de cinco anos Orsini (propriedade de Kurt Fekonja, criação de Gestüt Moenchhof,  conduzido por Mirco Demuro, treinamento de Ralf Rohne, um filho de Mamool e Orosole, por Platini, terceiro este ano na Coppa d’Oro di MIlano (L.), vencida por Caudillo (Acatenango e Corsita, por Top Ville). Em segundo, a meio corpo, o também cinco anos Branderburgo (High Chaparral e Farhad, por Red Ransom), criação e propriedade de Tenuta Dorna di Montaltuzzo, treinado por Maurizio e Grassi e com Maris Esposito up, vindo de vencer o Premio del Giubileo (L.). A terceira, também a meio corpo,  foi a quatro anos da Ecurie Wildenstein (criação da Dayton),  Acquamarine, preparada por Mikel Delzangles, levada por Umberto Rispoli, uma Deep Impact e Angelita, por Alzao),  campeã este ano, em Chantilly, do Prix Allez France (G3). A registrar que os citados Mamool (logo Orsini), High Chaparral (logo Branderburgo) e Deep Impact (logo Acquamarine) vêm do fabuloso Nearco.

O tempo foi de 2:13:80.

Enquanto isso, em Colonia, na Alemanha, houve o Preis von Europa (G1), em 2.400m. Triunfo do três anos alemão  Girolamo (Dai Jin e Golden Time, por Surumu, criação e propriedade de Gestüt Ebbeslohm trxeinadro por Peter Schiergen e com Andrasch Starke up, terceiro no Deutsches Derby (G1), levantado por Pastorius (Soldier Hollow e Princess Li, por Monsun). Em segundo a meio corpo, o também três anos alemão Feuerblitz, um Big Shuffle e Flamingo Island, por Acatenango, criado pela Gestüt Park Wiedingen, propriedade da Stall Elvissa, cuidado por Michael Figge e conduzido por Adrienus de Vries, recente segundo no Wettkontor Munchen-Grosser Preis von Bayern (G1), antigo Rheinland-Pokal, para Temida (Oratorio e Interim Payment, por Red Ransom). A cabeça, o terceiro foi o quatro anos Araldo (High Chaparral e Alanda, por Lando),  criação e propriedade de Gestüt Ittlingen, preparo de Paul Harley, Martin Harley up, vindo de vencer, em Baden-Baden, o Preis des Casino Baden-Baden (L.).

Por curiosidade, os três primeiros do G1 alemão de hoje, Girolamo (Dai Jin), Feuerblitz (Big Shuffle) e Araldo (High Chaparral) vêm todos da obra-prima de Federico Tesio.

O tempo foi de 2:26:37.

Da Gerência de Turfe

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo