Alberto ‘Dettori’ Figueiredo brilha mais uma vez na Copa de Amadores » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Alberto ‘Dettori’ Figueiredo brilha mais uma vez na Copa de Amadores

Em um final emocionante, com Angico (T.Castellano) atropelando pela cerca externa e Mr.John (R.M.Dias) tentando voltar por dentro, o fenômeno dos amadores Alberto “Lanfranco Dettori” Figueiredo conseguiu levar seu Tílburi ao disco, vencer a V Etapa da Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira e fazer jus à forma que o público e até o locutor Marco Aurélio Ribeiro referem-se a ele, “comparando-o” ao grande jóquei italiano. Com essa vitória, Beto alcança a terceira na competição, pois já havia levado Voleur de Femme (Stud Santa Rosa de Lima) e Call The Marshall (Haras Santa Maria de Araras) e se isola, com 90 pontos, ainda mais na liderança da competição entre os amadores. O páreo, o quarto da programação, foi a atração central da jornada deste sábado, 22 de setembro, no Hipódromo da Gávea.

Com o forfait antecipado de Olympic Ascot, que seria montaria de Gilberto Carvalho Solanés Jr., oito competidores alinharam na seta dos 1.300 metros, pista de areia. Partida regular, Yammer, com Chico Chagas atrasou-se um pouco. Veloz, Porquenótecallas (Gregory Agostinho) pulou na dianteira, seguido por Dom Axe (Marcelo Leanza), Mr.John (Roberto Mendonça Dias), Tílburi, Angico (Tiago castellano), Valet Royal (Miguel Burlamaqui), Dedavi (Antonio Carlos Medeiros) e Yammer vinham depois. Uma luta titânica pela dianteira entre Dom Axe e Porquenótecallas. Mr.John e Tílburi vinham abertos apenas observando a luta. Mais por fora, Angico melhorava.

Ao entrarem pela reta final, Porquenótecallas dominava Dom Axe, mas sem tempo de folgar na frente, pois Mr.John e Tílburi já se apresentavam pelo meio de raia e de golpe passaram para as primeiras colocações e começaram uma disputa ferrenha pela liderança. Sempre com pequena vantagem para Tílburi, a luta ganhava um terceiro elemento, uma vez que colado à cerca externa, Angico trazia ótima ação e forte tropel. Com Tílburi desvencilhando-se de Mr.John, Beto Figueiredo exigiu de seu pilotado e, quando sentiu que a atropelada de Angico não seria suficiente para derrotá-lo, comemorou em pé nos estribos mais um triunfo brilhante. Angico, em ótima direção de Tiago Castellano finalizou em segundo. Roberto Mendonça Dias esteve impecável no dorso de Mr.John, o terceiro colocado. Miguel Burlamaqui e Chico Chagas conduziram Valet Royal e Yammer para o complemento do marcador.

Confirmando in totum o que disse em entrevista exclusiva ao site do JCB, Cristiano Oliveira trouxe Tílburi, um 4 anos, filho de Gregoriano e Nubia Oliver, por Punk no último furo. O animal criado pelo Haras Ponta Porã e de propriedade do Stud Incansáveis da Noite conquistou seu primeiro êxito no prado carioca e assinalou 1min24s97.

por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo