Todas as quartas-feiras no Hospital Octavio Dupont está sendo realizado um ciclo de palestras com temas direcionados à saúde dos cavalos de corrida. Periodicamente serão publicados textos relacionados às palestras. No primeiro encontro, a palestra ficou a cargo do Dra. Juliana Braga Vieira – Gerente do Departamento de Veterinária do HOD, com o título “Oftamologia Veterinária”.
Diversos profissionais já estão convidados para participar, dividindo com o departamento de veterinária seus conhecimentos.
Oftamologia Veterinária
A Oftalmologia Veterinária ainda é um ramo em crescimento na equinocultura. Poucos especialistas existem e, no meio dos cavalos de corrida, esse fato se torna ainda mais restrito. Devido a isso, o tema foi escolhido para ser debatido no HOD, na forma de duas palestras. O ponto principal é que ninguém discute a importância da visão para um cavalo de corrida e é justamente ela que garante ao animal saber seu posicionamento na raia e, principalmente, dos adversários. Já aconteceram, inclusive, casos de animais com queda e, consequentemente, óbito na raia em plena corrida, que eram acometidos de deficiência visual e o que foi diagnosticado em necropsia posterior ao acontecido.
Outro fato importante é o diagnóstico de abrasões na córnea devido a areia lançada no momento da corrida diretamente nos olhos dos animais. O setor de VETCORR do Jockey Club Brasileiro está realizando nos animais cujos olhos são lavados após as corridas, aplicação de corante e análise do grau de lesões ulcerativas em córneas. Os dados preliminares são muito significativos.
Outro assunto de grande importância é a uveíte recorrente, inflamação dentro do olho, que ocorre principalmente pela presença da bactéria Leptospira sp. Ela é oriunda da urina de ratos urbanos e podem causar doença inclusive no homem. Grande parte dos cavalos tem essa bactéria no seu organismo. A doença se instala “silenciosamente” no olho do animal e aos poucos gera problema, somente sendo percebida quando toma parte do globo ocular. O tratamento é longo e, por vezes, ineficaz. Assim, exames de olhos são sempre importantes para prevenção de problemas sérios.
Um animal que tem mania de coçar o olho em cochos ou portas de baias pode ser um animal com problema dentro do olho! Cavalos com uveíte, glaucoma, úlcera corneanas e outros problemas, são acometidos de dores intensas, não conseguindo, com isso, ter um bom desempenho na raia.
Juliana Braga Vieira
MV, Msc
Gerente do Departamento de Veterinária
Oftalmologista Veterinária – JCB.
Especializada – University of North Caroline – USA