Após um excelente segundo por diferença mínima no GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1), o “Brasil das éguas”, na véspera da prova magna do turfe brasileiro, La Française confirmou ser a égua de maior categoria no campo e resistiu ao insistente ataque de Ivrea para ganhar o Grande Prêmio Duque de Caxias (G2) – 1ª Etapa da Taça de Prata. A prova foi a quinta e principal da programação carioca toda dedicada ao Exército Brasileiro.
Como esperado, a veloz May Be Now tomou a dianteira. Colorada Fatal seguiu seus passos. La Française, London Moon, Aroma Perfeito e Ivrea vinham depois. Com poucas alterações no panorama, May Be Now manteve a dianteira, só que sem a folga esperada, pois Colorada Fatal estava firme no propósito de não lhe dar muita “sopa”. Esperto, pouco antes da reta final, Marcos Mazini, a fim de evitar o “caixote” tirou sua conduzida da cerca e veio pela linha três, quatro e aproximando-se das duas primeiras.
Na hora da verdade, May Be Now entrou mandando na carreira e Colorada Fatal já dava por encerrada sua missão. La Française pelo meio de pista começou a sua atropelada. Mais abertas, Ivrea e Aroma Perfeito também traziam boa ação e davam pinta de que brigariam pela vitória. La Française engrenou e sem luta passou por May Be Now. Ivrea desvencilhou-se de Aroma Perfeito e partiu com tudo para cima da favorita do público apostador. Entretanto, na base da categoria e contando com a energia de Marcos Mazini em seu dorso, La Française trouxe a poderosa rival de “canto chorado” até o disco, em vitória apertada, porém firme. Ivrea finalizou em ótimo segundo, com Dalto Duarte perfeito em seu dorso. May Be Now, Aroma Perfeito e Colorada Fatal completaram o marcador, enquanto London Moon fechou a raia.
Trazida de Pedro do Rio com a marca do craque que é Dulcino Guignoni, La Française obteve a terceira vitória de sua campanha, a segunda do calendário clássico e a primeira em prova graduada, num total de nove saídas. Filha de Nedawi e Turbulência, por Clackson, de criação e propriedade de Fazenda Mondesir, La Française parou os cronômetros para os 2.000 metros, pista de grama macia, em 2min03s47.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins