Mostrando predicados, Iyad ganhou com facilidade a Prova Especial Juvenal Machado da Silva, atração maior da jornada deste domingo, 12 de agosto, no Hipódromo da Gávea. Disputada há poucos instantes no prado carioca, a carreira reuniu produtos de 3 anos, inéditos, na distância de 1.000 metros, na pista de grama.
Prontos de partida, Iyad e Guta em rápidos galões lutavam pela ponta nos primeiros metros. Damas Long Island, Abridor, Hitiro, Atlas Mundi e Desejado Duda vinham depois. Na frente, Iyad e Guta seguiam emparelhados.
Na hora da verdade, pela cerca interna, Iyad ficava na frente, uma vez que Guta fez a curva aberta e perdeu um pouco de terreno, mas logo voltava a tentar atacar o ponteiro. Porém, com Elizandro Costa tranquilo em seu dorso, Iyad começou a abrir vantagem e mostrar aos adversários que a luta seria apenas pela dupla. E não deu outra, com facilidade, Iyad abriu luz para o disco, mostrando ser um potro de futuro. Desejado Duda veio das últimas colocações para ficar com a formação da dupla. Guta ainda manteve o terceiro, mesmo muito atacada por Hitiro e Atlas Mundi.
Preparado na Gávea por Marcos Ferreira, Iyad é um filho de Arambaré e Quitt, por Spend A Buck, de criação e propriedade do Haras Maluga. Em sua estreia vitoriosa, Iyad assinalou para o quilômetro gramado, com quatro metros de cerca móvel, bons, 55s72.
Ainda no pódio, Marcos Ferreira falou sobre seu pupilo: “É um potro de muito futuro que tem tudo para ir bem com o aumento da distância. Vamos estudar a programação com calma para dar continuidade a sua campanha, que se mostra bastante promissora” falou otimista.
por Fernando Lopes – foto: Davi Oliveira