Após um final de semana de belas provas, disputas empolgantes e finais emocionantes, chega ao fim mais um Festival do GP Brasil e com ele ficam conhecidos os grandes destaques da programação.
Dalto Duarte e Carlos Lavor, os que mais venceram
Entre os jóqueis, os com maior número de vitórias foram Carlos Lavor e Dalto Duarte, com cinco conquistas cada.
Duarte também foi o jóquei que mais venceu provas clássicas no meeting – GP Presidente da República (G1) com Conclusivo (Haras Regina), GP ABCPCC (G2) com Il Mago (Haras Doce Vale), GP João Adhemar e Nelson de Almeida Prado (G3) com Antonella Baby (Stud Santa Rosa de Lima) e Taça Cidade Maravilhosa (L.) com Ibrahimovic (Beverly Hills Stud).
Em meio às conquistas de Carlos Lavor, destacam-se o Clássico Imprensa (L.) com Vingador Mascarado (Stud Amálgama) e as Provas Especiais Oscar Pacheco Borges, com Glorfindell (Stud São Francisco da Serra), e Tirolesa, com a americana Aroma Perfeito (Stud Yellow River).
Marcello Cardoso mostrou mais uma vez toda a sua categoria, ao levar a melhor no GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1) com La Defense (Stud Azul e Branco), após uma disputa acirrada com La Française (Fazenda Mondesir).
Ilson Correa, que levou o Clássico Delegações Turfísticas (L.), com Vendel (Haras Anderson), e a versão B da PE Mensageiro Alado, com Vet Boy (Haras Anderson); Josni Ribero, que mostrou categoria ao levar Episódio Final à vitória do GP José Paulino Nogueira (G3); Valdinei Gil, piloto de Advogado (Haras Salamandra), vencedor do Clássico Luis Gurgel do Amaral Valente (L.); Vagner Borges, que conduziu Pieces Me Ov (Stud Alvarenga) para ganhar o Clássico Breno Caldas (L.), e Jean Pierre, que fechou o meeting do GP Brasil vencendo a PE Público Turfista, com Código Morse (Haras Springfield), foram os outros vencedores nobres e, respectivamente, destaques na semana mais importante do turfe carioca.
De Cidade Jardim para o pódio da Gávea
Com uma direção que só os grandes pilotos podem produzir, Ângelo Marcio Souza brilhou intensamente na principal carreira da semana, conduzindo Didimo (Stud Ceprano) à vitória do Grande Prêmio Brasil. Vagner Leal também foi brilhante ao fazer Pippa (Haras Old Friends) atropelar para vencer o GP Major Suckow (G1). Piloto de alto nível, Francisco Leandro venceu a versão B da PE Mensageiro Alado, montando Ugo Thunder (Haras F.M.S). Outro bom destaque vindo do turfe paulista, foi Josiane Gulart. A joqueta, esbanjando beleza e técnica nas pistas, venceu duas provas na sexta-feira.
Confira como ficou a estatística após os recentes resultados!
Por Celson Afonso – Fotos: João Cotta e arquivo JCB