Com doze páreos programados, sendo sete da esfera clássica, incluindo duas provas de Grupo 1, o Jockey Club Brasileiro promove uma programação bastante especial na tarde deste sábado.
Primeira prova de Grupo 1 do 80º Festival do GP Brasil, o GP Major Suckow (G1) – Segunda Etapa da Copa de Velocidade – Expresso do Ocidente é aberta a produtos de três anos e mais idade e será disputada em 1.000 metros na grama. A carreira, sexta da reunião, reúne 14 dos melhores velocistas brasileiros da atualidade, são eles:
Olympic Bullet (Stud A.M.L.), Ton Ly (Carlos Antonio Platzeck), Aspiración (Haras Santa Maria de Araras), Atlante (Paulo Fernando Brown Meira), Tenente Dodge (Igor C.Parente/ Francisco S.T.Pontes), Pippa (Haras Old Friends), Landlover (Haras Santa Maria de Araras), American Bar (Haras Anderson), Belo Well’s (Haras Basano), Dá-lhe Requebra (Haras Clemente Moletta), Sweat (Haras The Best), Quarter Blade (Haras Old Friends), Tap Is Back (Stud Alvarenga) e Occult Friend (Stud Escorial).
Conheça um pouco da história de Major Suckow!
Famoso “Brasil das Éguas”, o GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1), uma das provas mais importantes do ano hípico, tradicionalmente disputada em 2.000 metros na grama, também levará 14 concorrentes, de quatro anos e mais idade, para a pista de grama, são elas:
Delírio de Amor (Stud Capitão), Jet Queen (foto) (Haras Santa Ana do Rio Grande), La Française (Fazenda Mondesir), Donatela Bela (Haras Figueira do Lago), Huellas de Arena (Stud Casablanca), Energia Dalva (Haras Estrela Energia), Venetian Boat (Haras Santa Rita da Serra), Verdena (Haras Tango), Natalinda (Stud Cafelândia), La Defense (Stud Azul e Branco), Dinovo (Stud ELF), Unique Zuca (Stud Gold Horse), Fora-da-Lei (Haras Nacional) e Vanua Levu (Haras Santa Maria de Araras).
Saiba um pouco mais sobre os irmãos Seabra!
Outros bons destaques da tarde, o GP João Adhermar e Nelson de Almeida Prado (G3), quinta carreira; Prova Especial Mensageiro Alado, versão A e B, respectivamente terceiro e quarto páreos; Prova Especial Oscar Pacheco Borges, sétima prova, e, fechando a programação clássica do dia, Prova Especial Tirolesa, décimo páreo, prometem grandes emoções.
Hoje na Gávea o primeiro páreo será realizado às 13h. Já o Pick 7 terá início na sexta prova, enquanto o Open Betting, acumulado em R$15.000,00 de bonificação, na décima.
Abaixo as indicações e boa sorte!
1° Páreo: Potranca de ótimo padrão, Verginale tem como maior obstáculo o fato de não vir correndo com frequência, uma vez que não atua há quatro meses. Olho, principalmente para o Pick 3, na veloz Lady Grace, que traz boa campanha do eixo Tarumã/Cidade Jardim. Time Of Time, com Lasix pela primeira vez, faz forte parelha com Rainha Sí.
VERGINALE (4) – LADY GRACE (2) – TIME OF TIME (8)
2° Páreo: Strong Basis vinha encarando páreos mais fortes em Cidade Jardim, conta com o preparo do eficiente Pedro Nickel Filho – que tradicionalmente traz bons corredores na semana do GP Brasil (G1) – e tem destaque no segundo páreo. Já maduros na turma, Serra Pelada e First Mc Coy são as melhores alternativas ao defensor do Stud Chesapeake.
STRONG BASIS (1) – SERRA PELADA (3) – FIRT MC COY (4)
3° Páreo – PE MENSAGEIRO ALADO – VERSÃO A: Vencedor de Grupo 1 na Argentina, Phone Time mostrou um bom potencial em sua estreia na Gávea e, hoje, apesar da companhia estar mais reforçada, é o cavalo a ser batido. Acredite Em Mim, que fez uma excelente corrida no GP Cordeiro da Graça (G2), está em franca evolução e promete vender carro a derrota. Dos animais vindos de São Paulo, Ugo Thunder parece ser a melhor opção.
PHONE TIME (3) – ACREDITE EM MIM (5) – UGO THUNDER (6)
4° Páreo – PE MENSAGEIRO ALADO – VERSÃO B: Após encarar diversas vezes a primeira turma de velocistas do turfe nacional, Vet Boy aparece em um páreo mais acessível e não deve deixar a vitória escapar. Ulindi, que ficou encerrado durante boa parte da reta em sua última atuação, e Grape Marjory, com carreira para mais, devem decidir a formação da dupla.
VET BOY (2) – ULINDI (8) – GRAPE MARJORY (9)
5° Páreo – GP JOÃO ADHEMAR E NELSON DE ALMEIDA PRADO (G3): Prova bonita e equilibrada, que promete um desfecho sensacional. Star Magic e After Road vêm de ótima apresentação em prova de Grupo 1 em Cidade Jardim e, aqui, podem chegar brigando pela vitória. Potrancas de ótimo padrão, que estão melhorando a cada corrida, Antonella Baby e Aquila Dorata não devem ficar fora das acumuladas especiais.
STAR MAGIC (9) – AFTER ROAD (11) – ANTONELLA BABY (7)
6° Páreo – GP MAJOR SUCKOW (G1): Primeira prova de Grupo 1 do 80º Festival do GP Brasil! Após vencer com autoridade a preparatória, Tap Is Back volta ainda mais aguerrido no percurso (antes, vinha correndo distâncias maiores) e pode levar o tri da carreira para o Stud Alvarenga – vencedor em 2007 com Super Duda e em 2010 com Desejado Thunder. Mas a tarefa não é nada fácil, pois o argentino American Bar não teve um bom percurso na última e, agora, na “raia seca”, promete endurecer nos metros finais. Landlover e Sweat, embora estejam em desvantagem no peso, são grandes rivais. (Confira ao lado o GP Cordeiro da Graça (G2), preparatória para o Major Suckow)
TAP IS BACK (13) – AMERICAN BAR (8) – LANDLOVER (7)
7° Páreo – PE OSCAR PACHECO BORGES: Mais um páreo de difícil prognóstico, pois, além da prova estar cheia, diferentes gerações, com distintas escalas de pesos, confrontam-se. Égua de enorme categoria, Pró Memória ainda conta com a força de sua equipe e tem destaque. Mesmo reaparecendo quatro meses, enfrentando uma redução de percurso e largando por fora de todas, Licca-Chan tem qualidade levar a melhor. Tanto Quanto, partindo pelo menor caminho, corre quietinha, então fica a mercê de um bom percurso para entrar na briga.
PRÓ MEMÓRIA (13) – LICCA-CHAN (15) – TANTO QUANTO (1)
8° Páreo – GP ROBERTO E NELSON GRIMALDI SEABRA (G1): Dona de uma campanha excepcional, com três vitórias e cinco colocações, quatro clássicas, em oito saídas, Vanua Levu tem como principal percalço na carreira a baliza, por largar na “pedra” 14, por fora de todas, na pior distância para isto acontecer. Mas, ainda assim, a defensora do Haras Santa Maria de Araras pode superar os obstáculos e levar a melhor no “Brasil das Éguas”. Jet Queen, vencedora da preparatória carioca, fica como segundo nome do páreo. La Defense, descansada, é o melhor azar. (Veja no vídeo ao lado a preparatória carioca, GP Aday Eiras de Araújo (g2) – Taça Onze de Julho)
VANUA LEVU (14) – JET QUEEN (2) – LA DEFENSE (10)
9° Páreo: Tida em altíssima conta, Justhewayouare tem nova oportunidade para deixar o perdedor. Também pensionista do craque Venâncio Nahid, Victory Now, como boa filha de Know Heights, deve agradecer bastante o aumento do percurso e, numa dessas, surpreende com pule alta. Especialista na distância, Guignoni apresenta Sutil e Marbeuf, que merecem atenção para a trifeta e quadrifeta.
JUSTHEWAYOUARE (1) – VICTORY NOW (9) – SUTIL (4)
10° Páreo – PROVA ESPECIAL TIROLESA: Bee Movie traz boas colocações em provas clássicas de Cidade Jardim e é mais uma boa montaria do Vagner Leal na tarde. Mais bem preparada nos 2.000 metros, Vostro Amore, que chegou a figurar entre as primeiras no GP OSAF (G1) em São Paulo, pinta como adversária perigosa. Colorada Fatal e Zuzu, são opções para os que procuram rateios maiores.
BEE MOVIE (3) – VOSTRO AMORE (11) – COLORADA FATAL (1)
11º Páreo: Levado na certa, Royal Killer foi um bom segunda na estreia, visto que ponteou boa parte do páreo, entregando-se apenas nos metros finais. Hoje, livre das clássicas emoções da primeira, com Lasix e contando com o reforço de Tiro Certo, o filho de Christine’S Outlaw não deve bater na trave. Krake de Birigui vem de segundo na turma de cima e, apesar do curto espaço de tempo entre suas apresentações, é forte oponente. Tambiú, ameaça.
ROYAL KILLER (1) – KRAKE DE BIRIGUI (2) – TAMBIÚ (4)
12º Páreo: Ainda que um pouco “repicado”, Andare Avanti é o cavalo a ser batido no fecha da programação, pois encarou um potro de tido em alta conta na estreia e, desde a partida, brigou pela vitória. Garyba, vindo de duas boas corridas na grama e com raça para render bem na areia; Dá-lhe Tapajós, que venceu em ótima marca no Tarumã; Ourobird, que não cofirmou após ser grande favorito em uma eliminatória forte em São Paulo, e Choque de Ordem, potro que anima demais nos trabalhos matinais, merecem ser observados com atenção, no cânter e na pedra.
ANDARE AVANTI (7) – GARYBA (2) – DÁ-LHE TAPAJÓS (3)
Indicações sujeitas a alterações, devido às condições da pista, forfaits e ferrageamento.
Por Celson Afonso
Fotos: Joaõ Cotta (abertura), Gerson Martins (Tap Is Back) e divulgação JCSP (Vanua Levu)