Mostrando outra vez sua sua raça e coração, o valente Advogado acaba de conquistar o Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente – Taça Criação Paranaense (L.). A prova, a sexta da programação carioca, foi uma das principais atrações desta sexta-feira, 3 de agosto, reunião de abertura do 80º Festival do GP Brasil.
Em mais uma prova de campo vazio, os quatro competidores pularam juntos e lutaram pela ponta nos primeiros metros, mas First Point e Advogado logo se destacaram. Visionário vinha em terceiro e quase subindo na pata dos rivais, Missil era o quarto colocado. A briga pela ponta seguia acirrada, sempre com pequena vantagem para First Point. Tirado por fora dos dois primeiros, Visionário encostou e deu pinta de brigar pela vitória na hora da verdade. Missil seguia fazendo força, porém ainda na quarta posição.
Na reta final, First Point, que ostenta ótima forma, seguia na frente, porém Advogado pela linha três trazia ação e Visionário também ameaçava. Com a luta, falou mais alto a valentia e a categoria de Advogado, que dominou o ponteiro e, apesar de não abrir grande folga, conseguiu trazer a diferença até o disco, em mais uma causa ganha pelo excelente animal treinado por um sempre competente Manoel Renato Lopes, que o trouxe do CT Santa Bárbara dos Trovões em excelente forma. Valdinei Gil esteve perfeito no dorso do ganhador, confirmando, in totum, suas palavras ao site do JCB, quando disse que iria ganhar com Advogado.
Criado pelo Haras Campestre e de propriedade do Haras Salamandra, Advogado é um 5 anos, filho de Christine’s Outlaw e Extremity, por Luhuk. Em dez saídas, essa foi a oitava vitória de Advogado, a primeira na esfera nobre e a segunda do calendário clássico. Para os 1.200 metros, em pista de areia macia, Advogado parou os cronômetros em 1min14s15.
por Fernando Lopes – foto: Davi Oliveira