Um dos principais jóqueis do turfe carioca e atualmente ocupando a sexta colocação na estatística da Gávea, com 13 triunfos, três a menos que os líderes Marcelle Martins e Vagner Borges, Valdinei Gil montará 15 das 18 provas do calendário clássico organizadas para o festivo final de semana do 80º Grande Prêmio Brasil (G1).
Aos 26 anos, gaúcho de Saranduva, interior do Rio Grande do Sul, Gil, que acabou de ser pai, pela 2ª vez, há poucos dias, na quinta-feira, 26, o pequeno Gabriel nasceu, para fazer companhia ao David, de 4 anos, conta com a ajuda da agente Bruna Baquil na captação de montarias e tem contrato com o Stud Capitão, de Luiz Edmundo Cardoso Barbosa. Quando os animais da farda ouro e ferraduras azuis não estão inscritos, o bridão dá preferência de monta aos cavalos treinados por Victor Paim. O profissional falou com exclusividade ao site do Jockey Club Brasileiro sobre suas montarias nas melhores provas formadas para a festa magna do turfe nacional.
“Na sexta-feira (03/08) monto em dois dos três clássicos e são duas oportunidades muito boas. No Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente (L.) tenho o Advogado (Christine’s Outlaw) que, apesar dos seus problemas locomotores, está firme, muito bonito e deve ganhar. Depois, no Clássico Delegações Turfísticas (L.) monto o Salgueiro (Cheikh) que já venceu o provável favorito, Viento Del Sur, e na última sua atuação não valeu, porque ele “focinhou” na partida, quase me derrubando. Em corrida normal, sua chance é grande”.
“Se na sexta, minhas montarias têm muita chance, no sábado (04/08) a melhor é a Delírio de Amor no GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1). O campo cheio e o ritmo forte da carreira vão ajudar. Sua forma é excelente e ela vai chegar brigando pelas principais posições. Lady Lisette (Crimson Tide) é uma potranca tida em alta conta e apesar do equilíbrio da carreira, ela pode surpreender. Já Glance Son (Brazov), na P.E. Mensageiro Alado – B, Tenente Dodge (Dodge), no GP Major Suckow (G1), Via Spiaggia (Dodge), na P.E. Oscar Pacheco Borges, e Princesa Gabi (Nedawi), na P.E. Tirolesa, estão em competições duras e vou buscar conseguir as melhores colocações possíveis”.
“No domingo, 05/08, começo com Keynes (Redattore), no GP José Paulino Nogueira (G3). É um potro em evolução, que chegou perto de Micro Chip, Arkansas Sand e Vitória Olímpica, todos inscritos na milha internacional. Portanto, possui sua parcela de chance e, respeitando o Aerosol, com o Ricardo, se bobearem, apronto uma surpresa. Energia Descartes (Torrential), no GP Presidente da República (G1), reapareceu bem, porém a tarefa é das mais árduas. Energia Dafine (Fahim), no GP ABCPCC (G2), melhorou muito e está mais ambientada à distancia. Ultimatum e Olympic Leader parecem as forças, mas minha égua é um azar viável. Na principal prova, o GP Brasil (G1), estarei no dorso do Le Kinoplex (Crimson Tide), que já se misturou com os melhores da sua geração. O páreo é equilibradíssimo, mas sem uma força destacada, portanto, vou procurar correr para uma atropelada e, quem sabe, surpreender. Na P.E Quick Chance irei de John The Doctor (Gilded Time) que encara uma pedreira danada”.
“Na segunda-feira (06/08) tenho o Garoto Travesso (Northern Afleet), no Clássico Imprensa (L.) que é um potro em franca evolução, ostenta ótima forma e os adversários vão ter que correr bastante para derrotá-lo. Finalmente, na P.E. Público Turfista, montarei o Universal Fire (Gilded Time), que está numa carreira bastante complicada” finalizou o talentoso Valdinei Gil.
por Fernando Lopes – fotos: João Cotta