Major Suckow, um patriarca do turfe no Brasil » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Major Suckow, um patriarca do turfe no Brasil

Hans Wilhem Von Suckow nasceu em Warin, Prússia, em 28 de agosto de 1797. Sua família, de militares austríacos, era dedicada ao serviço do Exército Prussiano e à criação de cavalos de guerra, Mecklemburgueses, mais tarde importados pelo Governo Imperial Brasileiro.

Em 1815, aos 18 anos e “ainda” Tenente, esteve em Waterloo, onde comandou um piquete de lanceiros ulanos nas forças do Marechal Blücher, aliado de Wellington.

Contratado em 1824 pelo Exército Imperial Brasileiro, serviu no Corpo de Estrangeiros e no 2º Batalhão de Granadeiros, sediado no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro.

Envolvido em um duelo, ficou preso vários meses. Absolvido, foi promovido a Major e, por suas qualidades, transferido para o Estado Maior do Exército Imperial.

Em 1830 passou a dedicar-se a um negócio de carruagens e cavalos, estabelecido no Largo de São Francisco. Importava, fabricava e alugava carros, os de maior luxo na cidade, para casamentos, enterros, batizados e outras ocasiões solenes, ficando conhecido como “o Major dos carros”.

Devido a suas raízes e atividades envolveu-se profundamente com cavalos e suas circunstâncias. Foi inspirador e participante ativo da fundação das três primeiras sociedades turfísticas existentes no Rio de Janeiro: o Club de Corridas, em 1847, o Jockey Club Fluminense, em 1854, e o Jockey Club, em 1868.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 7 de janeiro de 1869, sem assistir à primeira corrida no Jockey Clun, a mais importante e duradoura de suas criações.

Texto e foto retirados do livro Jockey Club Brasileiro 130 anos – Um Século e Meio de Turfe

GP Major Suckow (G1) 2012

Como acontece tradicionalmente, o Jockey Club Brasileiro relembra Major Suckow com uma das mais importantes carreiras do festival do Grande Prêmio Brasil.

Páreo dos mais charmosos, famoso por reunir os melhores velocistas da atualidade, este ano o GP Major Suckow (G1) – Segunda Etapa da Copa de Velocidade, patrocinada pela empresa Expresso do Ocidente Eventos, tem 14 competidores, de três anos e mais idade, inscritos nos 1.000 metros, na grama. São eles:

Olympic Bullet (Stud A.M.L.), Ton Ly (Carlos Antonio Platzeck), Aspiración (Haras Santa Maria de Araras), Atlante (Paulo Fernando Brown Meira), Tenente Dodge (Igor C.Parente/ Francisco S.T.Pontes), Pippa (Haras Old Friends), Landlover (Haras Santa Maria de Araras), American Bar (Haras Anderson), Belo Well’s (Haras Basano), Dá-lhe Requebra (Haras Clemente Moletta), Sweat (Haras The Best), Quarter Blade (Haras Old Friends), Tap Is Back (Stud Alvarenga) e Occult Friend (Stud Escorial).

Por Celson Afonso – Foto: Gerson Martins

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo