A nata do turfe nacional em ação no 80º Festival do GP Brasil » Jockey Club Brasileiro - Turfe

A nata do turfe nacional em ação no 80º Festival do GP Brasil

O Jockey Club Brasileiro formou um excelente conjunto de programas para sua festa magna. Serão 44 páreos – sexta-feira (03/08) e segunda-feira (06/08) serão realizadas dez provas em cada dia, enquanto no sábado (04/08) e domingo (05/08) acontecerão 12 carreiras no Hipódromo Brasileiro. O ponto alto da festa fica por conta, claro, da realização do 80º Grande Prêmio Brasil (G1), em que 13 competidores irão alinhar na seta dos 2.400 metros, da pista de grama, para a disputa da mais tradicional prova do turfe nacional.

O recordista mundial de vitórias, Jorge Ricardo (foto), irá abrilhantar a festa participando de 11 dos 12 páreos do domingo e no “Brasil 2012” irá pilotar Spitfire (Nedawi), um 4 anos criado pela Fazenda Mondesir e de propriedade do Stud Azul e Branco, do turfman Mario Bronstein. Além de Spitfire, correrão a importante prova: Didimo (Stud Ceprano); Le Kinoplex (Stud São Francisco da Serra); Top Point (Haras Estrela Energia); Hunka Hunka (Haras Doce Vale); Cisne Branco (Haras Santa Maria de Araras); Fera do Nenem (Stud BPM Giants); Salute (Haras Santa Maria de Araras); Doctor Stoke (Stud Tristão); Viewfinder (Stud Alvarenga); Tônemaí (Stud LECCA); e Uno Solo (Stud G.M.E.S.).

Os principais jóqueis do turfe nacional estarão em ação no festivo final de semana do Hipódromo da Gávea. Campeão da estatística da Temporada 2011/2012, o jovem Vagner Borges atuará em 38 das 44 carreiras da programação, montando em 17 das 18 principais provas, ficando fora apenas da P.E. Tirolesa, o “consolação” do GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1). Dalto Duarte (foto), após duas semanas de suspensão, volta a desfilar sua classe em 30 páreos. O ganhador do “Brasil 2010”, com Moryba (Stud Correas) montará em 16 das maiores carreiras, não atuando somente no GP Major Suckow (G1) e na P.E Haroldo “Pangaré” Barbosa. Henderson Fernandes, o atual ganhador do GP Brasil (G1), com Belo Acteon (Stud H&R) atuará em 26 páreos, sendo 12 das carreiras destacadas, tentando o bicampeonato na prova magna do turfe nacional no dorso de Top Point, do Haras Estrela Energia. O bicampeão do “Brasil”, com Queen Desejada (Stud Alvarenga) e Potri Road (Haras São Francisco de Paula), Marcello Cardoso, apesar de ter ficado a pé na maior prova, com o forfait de Villeron (Stud Pixote), monta em 29 páreos, sendo, destes, 14 da programação nobre.

Tricampeão do GP Brasil (G1), com Troyanos (89) e Villach King (91 & 93), todos do Haras Santa Maria de Araras, mais uma vez Carlos Lavor estará no dorso de um animal de propriedade do empresário Julio Bozano, o derby-winner 2010, o argentino Cisne Branco (Lode). Experiente e em ótima forma, o bridão atuará em mais 14 das 17 carreiras clássicas da semana magna carioca. Valdinei Gil assinou 31 compromissos, só Vagner Borges montará mais, e se fará presente em 16 provas clássicas, atuando no GP Brasil (G1) pela 1ª vez, no dorso do outsider Le Kinoplex (Stud São Francisco da Serra). Jóquei de Tônemaí, do Stud LECCA, Ilson Correa participará de 26 páreos, sendo 13 destes da esfera clássica. Marcos Mazini, recuperado de um problema na clavícula, que o tirou de ação nas últimas semanas, não atuará na carreira principal da semana, que venceu em 2010, no dorso de Jeune-Turc (Stud CED), mas montará em 25 carreiras, sendo 10 das principais programadas.

Altair Domingos, radicado no turfe argentino, assim como Jorge Ricardo, montará Invictus (Sulamani), de Beverly Hills Stud, recente ganhador do GP São Paulo (G1) e mais três animais na reunião de gala na Cidade Maravilhosa. Dando mais glamour à festa, os principais bridões do turfe paulista virão abrilhantar a domingueira carioca: Francisco Leandro, que atuará em 16 provas, entre sexta-feira e domingo; Josiane Gulart e Vagner Leal, com 12 montarias também entre sexta e domingo; Waldomiro Blandi, que irá montar 6 carreiras no domingo; Ângelo Márcio Souza (foto) em cinco provas, destaque máximo para Didimo (Stud Ceprano), no GP Brasil (G1), além de José Henrique, em três, dão um toque ainda maior de categoria no principal evento turfístico do país.

Não só os melhores jóqueis estarão em ação no 80º Festival do GP Brasil, pois alguns dos mais consagrados treinadores do turfe brasileiro inscreveram seus principais animais no 80º Festival do GP Brasil: Venâncio Nahid (foto), Dulcino Guignoni, Júlio César Sampaio, Jairo Borges, Roberto Solanés, Alcides Morales, Antônio Luis “Tolú” Cintra, Cosme Morgado Neto, Adélcio Menegolo, Cosme Morgado Neto, Manoel Renato Lopes, Luis Esteves, Victor Paim, Marcos Ferreira, Roberto Morgado Jr.,  Paulo Henrique Lobo, Lucas Quintana, entre outros, irão dar um toque de classe e glamour, ainda maior à semana de gala do turfe no país.

por Fernando Lopes – foto: Davi Oliveira, João Cotta & Divulgação JCSP

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo