Um dos melhores valores da Geração 2014 nascida no país, Silence Is Gold mostrou toda sua categoria ao vencer, em ótimo estilo, o Grande Prêmio Margarida Polak Lara (G1). A carreira, a Taça de Prata das potrancas é um tributo da ABCPCC à apaixonada turfwoman, uma das fundadoras do Haras Faxina, foi disputada em 1.600 metros, pista de grama leve e uma das atrações da jornada deste sábado, 05 de agosto, no Hipódromo da Gávea.
Prova com campo vazio e partida boa para as seis competidoras. Pela linha um, Play Around saiu na frente com Silence Is Gold na segunda posição. Feminine, Ordinary Love, Juju Popular, Jolie Mabi e Future Queen eram as próximas. Voluntariosa, Silence Is Gold vinha “de boca aberta” na segunda posição e começou a apertar o cerco à ponteira Play Around. Em terceiro, Feminine já vinha bastante tocada.
No momento de decisão, Silence Is Gold partiu para cima de Play Around e a pupila de Dulcino Guignoni defendeu-se como pode. Porém, categoria é categoria, e Silence Is Gold tem de sobra. Na tocada enérgica e segura de Carlos Lavor (a três vitórias de completar 4.000 conquistas em sua brilhante carreira), Silence Is Gold assumiu a primeira posição e veio até o disco para colocar o primeiro G1 em seu turf-record. Ordinary Love brigou com Jolie Mabi até os últimos metros, superando a rival por mínima diferença. Future Queen e Play Around fecharam o marcador.
Preparada no CT Dedo de Deus pelo consagrado Julio Cezar Sampaio, Silence Is Gold é uma 3 anos, filha de Agnes Gold e Olympic Firstclass, por First American, criada pelo Haras São José da Serra (a única não reservada do campo) e defensora das sedas do Stud São Francisco da Serra, do turfman Sir Tony Ribeiro Pinto. Na sua quarta vitória, todas nobres e a 1ª de G1, em seis performances, Silence Is Gold parou os cronômetros em 1min34s18.
VEJA O QUADRO DE IMAGENS DO GP MARGARIDA POLAK LARA – TAÇA DE PRATA (G1)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli