Na segunda-feira, 23 de Julho, em Newmarket, Inglaterra, teve início mais uma edição da International Breeders’ Meeting (IBM), organizada pela Thoroughbred Breeders Association (TBA) e com duração de quatro dias, quando aproximadamente 60 representantes de 19 países diferentes cumprem um itinerário contemplando conferências, visita a haras, hipódromos, centros de treinamento e hospitais veterinários.
Em pauta, assuntos como a produção anual de PSI mundo afora, código de conduta para as vendas de cavalos, medicação em dias de corrida e o futuro do programa de provas de grupo (graduadas) no mundo.
Além disso, apresentações específicas na área veterinária destacando as doenças equinas infectuosas e as novas recomendações acerca da AHS (African Horse Sickness); avanços quanto aos testes de DNA no âmbito das vendas e outros temas de relevo.
Representam o Brasil nesse importante seminário o Presidente da ABCPCC, Sergio Luis Coutinho Nogueira, bem como o diretor da entidade Arthur Teixeira Mendes.
A tradicional conferência de criadores iniciou-se ainda nos anos 50, quando Ingleses e Irlandeses reuniam-se anualmente para tratar de assuntos em comum. Em 1973 a França se juntou a este grupo, dando caráter mais internacional às discussões. No ano seguinte, um representante dos Estados Unidos também se fez presente.
As discussões sempre focaram o progresso da atividade, a busca de padrão para as vendas e catálogos, controle de zoonoses e doenças e demais temas de interesse compartilhado.
Em 1983, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e África do Sul foram consideradas participantes integrais da IBM, assim como a Itália e Alemanha em 1985. A Argentina foi integrada em 1998, Brasil em 2000 e Chile em 2001. Depois de ser observador das reuniões por anos, o Japão tornou-se membro em 2003, e Coréia e Suíça em 2006. Hoje catorze das nações que mais criam cavalos da raça Puro Sangue Inglês estão representadas oficialmente, assim como uma série de países que mandam observadores regularmente para no futuro se integrarem.
O evento encerra-se na quinta-feira 26/7. Na próxima semana – com o relato de nossos representantes – deveremos ter novidades quanto ao panorama da criação do PSI no mundo.
Fonte: ABCPCC