O ganhador da preparatória carioca, o GP Gervásio Seabra (G2), Maltês criado pelo Haras J.B. Barros e de propriedade do Stud Malta venceu, há poucos instantes, por desclassificação, após reclamação do piloto Carlos Lavor (Maltês) contra Tiago Josué Pereira (Baccelo) o Grande Prêmio Presidente da República (G1), a milha do Festival do GP Brasil. A carreira, em 1.600 metros, pista de grama macia, marcou a 1ª prova de G1 da jornada deste domingo, 04 de agosto, no Hipódromo da Gávea.
Nos trabalhos de alinhamento, Amadeus Mozart (Stud TNT) foi retirado. Após a largada, Roosvelt (Haras Old Friends Ltda.) e Asciutto (Haras Anderson) atrasaram-se. Nikolic (Christian M. Petersen) saiu na dianteira, mas em rápidos galões, o favorito e invicto Farrier (Stud Marisa Star) tomou de golpe o controle da prova. On The Brink (Stud Dona Lucia), Maltês, Baccelo, Flyboy (Stud Red Rafa), Athomic (Haras Santa Rita da Serra), Roosvelt e Asciutto. Sempre puxando um ritmo forte, o grandalhão Farrier comandava o pelotão, que galopava sem nenhuma mudança significativa até o final da grande curva, quando Nikolic diminuiu a diferença para o ponteiro, enquanto Maltês e Baccelo também aproximavam-se.
Em plena reta final, Farrier ainda era o ponteiro, mas Nikolic trazia mais ação e, tão rapidamente quanto surpreendentemente, Farrier já dava por encerrada sua missão. Nikolic tomou a frente, porém Baccelo passou engrenado e de golpe tirou dois, três corpos. Maltês veio na mesma esteira e começou a se aproximar de Baccelo. No lance, On The Brink ficou afunilado, sobrando para as últimas posições. Maltês e Baccelo disputaram a vitória pelos últimos 150 metros, sempre com pequena vantagem para Baccelo sobre Maltês até o disco. Olympic Pantanal, Athomic e Asciutto completaram o placar. Como dito no início do texto, Lavor reclamou contra Tiago e a Comissão de Corridas do JCB entendeu por desclassificar Baccelo da 1ª para a 2ª colocação, por prejuízos de pista. Assim, Maltês ficou com a vitória.
Preparado por Roberto Solanés no Centro de Treinamento Verde Preto (com isso Beto conquistou seu 3º Presidente da República na Gávea, antes com Olympic Election e Conclusivo), Maltês é um 4 anos, filho de Red Runner e Numero Uno, por Rahy, criado pelo Haras J.B. Barros e propriedade do Stud Malta. Em sua quarta vitória, a segunda clássica e a 1ª de G1, Maltês assinalou 1min32s97.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins