Com direito a igualar o recorde de Requebra, mesmo com seu piloto comemorando durante os últimos 50 metros, Desejado Put acaba de inscrever seu nome ao lado de grandes velocistas e conquistar, em grande estilo, o Grande Prêmio Major Suckow (G1) 2013. Repetindo o feito de Super Duda, sua mãe, que em 2007 venceu a carreira para cima de uma defensora do Araras (a já citada e recordista, Requebra), Desejado Put também bateu uma crioula de Julio Bozano, Bottega. A prova de velocidade do Festival do 81º GP Brasil, foi uma das principais atrações da fantástica jornada deste sábado, 03 de agosto, no Hipódromo da Gávea.
Largada excelente para os 11 competidores anotados. Pela linha um, Tap Is Back (Coudelaria Alvarenga Desejada) saiu na frente. Mas, em rápidos galões Letra de Samba (Haras Santa Ana do Rio Grande) e Bottega (Haras Santa Maria de Araras) se postaram ao lado do veloz castanho. Desejado Put (Stud Alvarenga), Vizir de Bagé (Sinval Domingues de Araujo), Ton Ly (Carlos Antonio Platzeck), Quarter Blade (Haras Old Friends), Londrino (Coudelaria Baptista), Beto Boss (Stud Alvarenga), Regards (Haras Old Friends) e Joe Gere (Stud G.M.E.S.) vinham depois.
Ao entrarem pela reta final, já muito mexido por Dalto Duarte, Tap Is Back já dava por cumprida sua missão. Letra de Samba também não mostrava forças para acompanhar Bottega, cujo jóquei vinha no 3º andar, dominando a carreira. Todavia, embalado, Desejado Put apareceu como um raio e quando o piloto de Bottega tentou fazer sua pilotada reagir, Desejado Put tinha muito mais ação e não lhe deu a mínima possibilidade de reação. Vagner Borges se deu ao luxo de cruzar o disco comemorando o êxito e ainda fazer seu pilotado igualar a marca de Requebra (54s32). Bottega mostrou seu valor, formando a dupla. Beto Boss, Quarter Blade e Vizir de Bagé completaram o marcador.
Preparado no Centro de Treinamento Dedo de Deus por este profissional exemplar e vencedor que é Julio Cezar Sampaio – que chega à sua segunda vitória na prova, ambas para os Stud Alvarenga e todas com Desejado (Thunder e Put). Desejado Put é um 3 anos,filho de Put It Back e Super Duda, por Notation, de criação e propriedade do Stud Alvarenga, do turfman Alvaro Novis. Na sua quarta vitória, a segunda clássica, sendo a 1ª de G1, em sete saídas, Desejado Put, conforme dito antes, assinalou 54s32, marca igual a de Requebra, em 07/10/2007.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins