De ponta a ponta, sem dar impressão de perder em parte alguma do percurso, apresentada em grande forma por Roberto Morgado Neto e dirigida com precisão por Valdinei Gil, Brilhantíssima venceu, há poucos instantes, o Grande Prêmio Margarida Polak Lara (G1) – Taça de Prata para potrancas. Primeira carreira de G1 deste sábado, 29 de junho, no Hipódromo da Gávea, a carreira homenageou a titular do Haras Faxina e uma das grandes damas da história do turfe nacional.
As seis competidoras tiveram uma excelente largada. Voluntariosa, Brilhantíssima (Haras Santa Maria de Araras) pulou na dianteira. Beach Dance (Stud Globo), Ana Luisa (Stud Golconda), Hed Kandi (Stud Red Rafa), Biglietteria (Haras Santa Maria de Araras) e Doppia Venbdetta (Stud Gaeta) vinham depois. Galopando largo e puxando ritmo de acordo com a categoria das inscritas, Brilhantíssima mandava na prova. Beach Dance e Ana Luisa brigavam pelo segundo posto. Biglietteria, Hed Kandi e Doppia Vencetta, essa mais afastada, corriam nas últimas posições.
Em plena reta final, sempre com um corpo, dois msobre as adversárias, Brilhantíssima mostrava o caminho. Ana Luisa começou a não acompanhar mais Beach Danbce que tentava diminuir a diferença para a ponteira. As outras não mnostravam forças para vir lutar pelo triunfo. Ajustada e exigida por Valdinei Gil, Brilhantíssima abriu luz para o disco para conquistar êxito maiúsculo. Como em sua última atuação, Ana Luisa embalou nos 150 metros finais e veio tirar o segundo lugar, porém sem ameaçar a ganhadora. Biglietteria tomou o terceiro de Beach Dance. Doppia Vendetta completou o marcador.
Preparada com a competência habitual por Roberto Morgado Neto no Centro de Treinamento Araras, Brilhantíssima é uma castanha, 2 anos, filha de Put It Back e Lamparina, por Roy, de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras. Em sua segunda vitória, a 1ª clássica e logo de G1, Brilhantíssima parou os cronômetros para os 1.600 metros, grama pesada, em 1min35s32.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins