O novo líder da Geração 2010 é Baccelo! O potro do Stud B L atropelou com força para superar o valente tordilho Set Lua e vencer o Grande Prêmio Jockey Brasileiro (G1) – Criterium dos 2 anos e 3ª Etapa da Copa dos 2 anos. A carreira, uma das mais tradicionais e importantes do calendário clássico nacional, foi disputada em 1.600 metros, pista de grama pesada.
Com os forfaits de Armani (Stud TNT) e Alakazan Alakazan (Stud Golconda) partida excelente para os oito competidores. Muito ligeiro e saindo pelo menor caminho, Set Lua (Carlos Antonio Platzeck) tomou a ponta e já abriu dois corpos sobre os rivais. Avenger Of Light (Stud TNT), Baccelo, Heavenly Pride (Haras Nacional), Baran (Stud Escorial), Desejado Zuca (Stud Alvarenga), Neuchatel (Coudelaria Barcelona) e Fora do Ar (Quintella & Genovesi) vinham a seguir. Puxando um ritmo forte, de acordo com a categoria dos inscritos, Set Lua floreava na frente, sempre perseguido por Avenger Of Light e Baccelo, que esperavam a hora da verdade para o “bote decisivo”. Heavenly Pride e Desejado Zuca buscavam aproximar-se dos três primeiros.
Em plena reta final, Set Lua entrou inteiro e ainda com a boa vantagem de dois corpos. Mazini arrumou seu Avenger Of Light e partiu com tudo para dar caça ao ponteiro. Baccelo também tentava descontar sobre Set Lua. Todavia, Set Lua é valente, brigador e mantinha a dianteira. Nos 300 finais, com o chicote na canhota, Tiago Josué Pereira alinhou Baccelo e o castanho “se arrumou”, passando de passagem por Avenger Of Light e indo atrás do 1º colocado. Engrenado, Baccelo “dominou mas não tirou”. Então, Set Lua voltou por dentro e os dois lutaram até o disco, mas Baccelo conseguiu manter mínima vantagem sobre o poderoso rival, ganhando de forma magnífica. Set Lua formou a dupla em atuação de luxo. Avenger Of Light participou do páreo desde a largada e finalizou em terceiro. Neuchatel e Baran completaram o marcador.
Contando com o preparo perfeito desse profissional maravilhoso e vitorioso que é Venâncio Nahid – não por nada, responsável pelo preparo de Baccelo, Set Lua e Avenger Of Light -, Baccelo é um 2 anos, filho de Northern Afleet e Quanto Carina, por Wild Event, criado pelo Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud B L, de Carlos Beloch, que bastante emocionado, foi efusivamente cumprimentado por todos os seus muitos amigos no caminho entre seu camarote e o winner’s circle. Em sua segunda vitória, a primeira clássica e logo de G1, Baccelo assinalou para a milha 1min37s20.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins