Montando o favorito do público apostador e segundo colocado na etapa passada, Tiago Castellano, no dorso de Angico, acaba de vencer a 6ª e última etapa da Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira. Quarta carreira da programação, a prova foi um dos destaques da festiva jornada deste domingo, 02 de dezembro, no Hipódromo da Gávea.
Partida excelente para os oito competidores. Tina Klum, com Gregory Agostinho pulou na frente, mas Angico Preto, com o “esperto” Chico Chagas passou como um foguete para a dianteira. Abalo Sísmico, com Roberto Mendonça Dias, Boy Dancer, com Gilberto Carvalho Solanés Jr., Energia Dimple, com Beto Figueiredo, o ganhador, e Mazeltof, com Miguel Burlamaqui, vinham depois. Sem grandes alterações no panorama, Angico mandava na carreira com vários corpos de vantagem sobre os adversários. Energia Dimple melhorava, juntamente com Abal Sísmico. Aberto, Angico era o penúltimo.
Ao entrarem pela reta final, rapidamente Angico esmoreceu e tanto Abalo Sísmico quanto Energia Dimple passaram com facilidade pelo ponteiro e iniciaram boa briga pelo triunfo. Com mais ação, Energia Dimple passou para frente, colou na cerca interna e parecia que Beto Figueiredo levaria a melhor mais uma vez. Todavia, atropelando com disposição, saindo do fundo do lote, Angico surgiu com um tropel avassalador e sem luta tomou conta da situação, abriu luz para o disco, permitindo a seu jóquei cruzar o disco comemorando. Energia Dimple formou a dupla, com Abalo Sísmico em terceiro. Tina Klum e Olympic Brother completaram o marcador. Na ordem, Boy Dancer, Angico Prto e Mazeltof chegaram a seguir. O jóquei R.M.Dias reclamou contra A.Figueiredo pelo segundo posto, mas a CC do JCB confirmou a ordem de chegada.
Preparado no Vale da Boa Esperança, cujo seu fundador, Júlio Cápua, é o homenageado da reunião, Angico é um 4 anos, filho de Amigoni e Lash, por Emmson, criado por Gilberto Luiz Koppe e de propriedade da Cass-Ko Associados.
Ainda no pódio, bastante satisfeito pelo primeiro êxito entre os amadores e o segundo lugar conquistado na Copa de Amadores, com 103 pontos, contra 108 do campeão Beto Figueiredo, Tiago Castellano falou:
“A emoção de passar na frente é boa demais. Ganhar aqui nesse hipódromo lindo, cheio de familiares e amigos nos prestigiando e sob os braços do Cristo redentor é indescritível. Tomei muita areia na cara na reta oposta, mas quando meu cavalo embalou senti que dava para conquistar a vitória e foi maravilhoso, emocionante mesmo”.
por Fernando Lopes – Participação – André Cunha – foto: Gerson Martins