Panorama JCB | Jockey Club Brasileiro

Panorama JCB

Panorama JCB

VNahidpost*Venâncio Nahid, 10º colocado da estatística 2018/2019, vai apresentar no Grande Prêmio Mariano Procópio (G3), a parelha do Haras Doce Vale, Pineapple Pie e Perigoosa. Na disputa dos potros, o Grande Prêmio Frederico Lundgren (G3) o treinador trará de Secretário o castanho Petit Patapon (Haras Doce Vale) e Turkish (Fazenda Mondesir). Ambas as provas serão realizadas na milha, pista de grama, no sábado, 15 de dezembro.

*Conan do Jaguaretê (Stud Happy Again) estreou na Gávea com um bom terceiro lugar, numa carreira em 1.900 metros, no começo de novembro. Bem aclimatado ao CT Vale do Itajara, o tordilho apresentou ótimos progressos em seus matinais e seus responsáveis irão inscrevê-lo no Grande Prêmio Almirante Tamandaré (G2), em 2.400 metros, uma das atrações do domingo no prado carioca, 16 de dezembro, no Festival de Verão. 

*Maior criador do país, o Haras Santa Maria de Araras foi o destaque do recente conjunto de programas do Jockey Club Brasileiro com a vitória de quatro animais oriundos de seus campos, em Bagé: Galrito (Stud Winchester 45); Full Of Fun (Stud Acqua Azul); Bip Bop (Luiz Claudio Gomes Pessanha); e Gente Grande (Black Opal).

PaivacHAVES*Anderson Paiva e Francisco Chaves estiveram em semana das mais inspiradas no Hipódromo da Gávea, conseguindo três primeiros lugares, um a menos que os maiores vencedores da semana (sendo que Paiva ainda perdeu um páreo sem nome com Ultrajante, na terça-feira), Bruno Queiroz e Valdinei Gil. Com boa noção de percurso, correndo na frente ou atrás com a mesma eficiência, tanto o pernambucano quanto o cearense estão merecendo mais e melhores oportunidades.

*Três proprietários, todos também criadores, conseguiram dois triunfos e foram os mais vencedores do recém-terminado conjunto de programas do Rio de Janeiro: o Stud H&R, de Aloísio Merlin Ribeiro, – Irreverente Acteon e Jeffa -; o Haras Figueira do Lago, de Álvaro e Bárbara Magalhães – Jolie Mabi e Ledoyen -; e o Haras Nacional, de Armando Carneiro Jr. – Lauren e Leading Hope.

BAlexandre*Uma nutaliose foi a responsável pelo fracasso de Link Olimpico em sua estreia no JCB, em 27 de novembro, na distância de 1.400 metros, pista de areia. Após um tratamento, o cavalo do Stud Famílias Monteiro & Alexandre já voltou para a raia e deve reaparecer até o final do mês, em uma distância maior. Ganhador de G3, em Cidade Jardim, Link Olimpico tem tudo para cumprir ótima campanha na capital fluminense.

*O ganhador do GP São Paulo (G1) 2017, Céu de Brigadeiro (Edson Alexandre/ Luiz Alberto Danielian), treinado por Bruno Alexandre, assim como Link Olimpico, no CT Bella Vista, será anotado na milha do Grande Prêmio Julio Cápua (G2), mais uma carreira componente do Festival de Verão, atração do domingo, 16 de dezembro.

pUBLICpURSE*O americano Public Purse teve três de seus filhos conseguindo triunfos no sempre disputadíssimo turfe do Rio de Janeiro. O garanhão, criado pela Juddmonte Farm, perdeu em 2016 a luta contra uma laminite, mas ainda tem muitos de seus produtos pelas pistas. Os vencedores foram: Eye Of Cat (Haras Praça XV); Leading Hope (Haras Nacional); e Smart Flyer (Gabriela Flores Machado).  

wILxAVIER*O aprendiz Wilkler Xavier estreia essa semana no Hipódromo da Gávea e já assumiu 17 compromissos de montarias para as quatro próximas reuniões. Bastante requisitado pelos treinadores, o W.Xavier Ap.4ª dos programas conta com Danilo Aglio (que trabalha também com o primo de Wil, Leandro Henrique) na captação de suas oportunidades. O agente destacou as três melhores montarias do pernambucano nesta semana de estreia: Efetivo Bull (Stud V.Jabor – 5º páreo de sábado 08/12); Don Juan (José Renato Cruz e Tucci – 7º páreo de domingo 09/12); e First Run (Eloi de Souza Ferreira – 7º páreo de terça-feira 11/12).

Tourigapost02*Recentemente adquirida por um investidor japonês, Touriga será embarcada para Japão no final deste mês de dezembro para seguir campanha no competitivo turfe local. A filha de Put It Back, criada por Fazenda Mondesir, líder da Geração 2015 na Gávea, potranca de extremo valor e regularidade, deu duas provas de Grupo como proprietário ao Haras Dilema, de Rodolfo Marchioni Kesselring, os GGPPs Margarida Polak Lara (G1) e Carlos Gilberto e Carlos Telles da Rocha Faria (G2).

*Vem aí o programa Resenha do Turfe. O Festival de Verão, dias 15 e 16 de dezembro, marcará as primeiras edições da nova atração, que contará com a participação dos apresentadores Juliana Dias, Celson Afonso, André Cunha e que contará sempre com a participação de um convidado especial. Agora, antes do começo das corridas no Hipódromo Brasileiro, pela Tv Turfe, um novo programa para manter o turfista ainda mais informado.

por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli e Arquivo JCB 

Gostou da notícia? Compartilhe!